Dissertação

{en_GB=Studying Responses to Norm Violations Using Computer Games} {} EVALUATED

{pt=Alguém que desrespeite normas sociais, infringe princípios de conduta adequada, revelando comportamentos que não deveriam ser aceites numa comunidade. Ainda assim, há estudos que indicam que os violadores de normas são concedidos mais poder do que os cumpridores. Para entendermos o Quando, Como e Porquê destes resultados, implementámos uma ferramenta de investigação na forma de um videojogo. Esta dissertação descreve o processo de desenvolvimento de um jogo multiplayer configurável de gestão de recursos, onde os jogadores podem cumprir ou violar normas durante a coleção e transação de recursos. Dentro do jogo, existe um líder responsável por tirar ou dar poder a outros jogadores, em ações como a distribuição de recursos ou a seleção do próximo líder. Realizámos um estudo com 20 participantes para verificar se a ferramenta criada estava de acordo com estudos anteriores. Os participantes desempenharam o papel de líder, interagindo com dois atores, o violador de normas e o cumpridor de normas. Medimos o poder inferido e concedido a partir de ações do jogo e de respostas a questionários. Os resultados obtidos divergiram de estudos anteriores. Apenas 35% dos participantes selecionaram o violador de normas como líder e grande maioria favoreceu o cumpridor de normas na distribuição de recursos. Dados estes resultados, percebemos que o cenário da nossa experiência era assimétrico - o comportamento do violador de normas era extremamente egoísta em comparação com o do cumpridor. Porém, identificámos alguns participantes que consideraram os violadores de normas mais experientes dentro do jogo e, portanto, mais dignos de poder. , en=When an individual violates a norm, they infringe one or more principles of proper conduct, presenting behaviours that should not be accepted in a society. However, there are studies showing that norm violators are afforded and perceived with more power than norm abiders. To understand the When, Why and How of these findings, we implemented a video game research tool. This dissertation describes the development process of a configurable resource-management first-person multiplayer game, where players are able to follow or violate norms during resource collection and transactions. In the game, there is one leader responsible for taking or giving power to other players, within actions such as the distribution of resources and the selection of the following leader. We conducted an experiment with 20 participants to verify if the created tool was in line with prior findings. Subjects played the leader role and interacted with two confederates, a norm violator and a norm abider. We measured power perception and affordance given subjects’ game actions and answers from a questionnaire. We found results that contradicted prior studies. Only 35% of subjects selected the norm violator as the leader. Additionally, during resource distribution, subjects favoured the norm abider compared to the norm violator. Given these results, we realized that the scenario of our experiment was unbalanced - the norm violator’s scripted behaviour was extremely selfish compared to the norm abider. Even so, we noticed that a few subjects still perceived the norm violators as more skilful and, therefore, more worthy of power. }
{pt=Poder, Normas Socias, Violação de Normas, Jogo de Computador, Multiplayer, en=Power, Social Norms, Norm Violation, Computer Game, Multiplayer}

Janeiro 18, 2021, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado