Dissertação

{en_GB=Gamification for MOOC online courses} {} EVALUATED

{pt=Um dos principais problemas dos Massive Open Online Courses (MOOCs) ́e a baixa taxa de retenc ̧ ̃aode alunos e uma alta taxa de n ̃ao comparecimento. Enquanto isso, na ́ultima d ́ecada a gamificac ̧ ̃ao temganho notoriedade na educac ̧ ̃ao. Esta pesquisa comec ̧ a com uma Revis ̃ao Sistem ́atica da Literaturaque explora o impacto que a gamificac ̧ ̃ao teve nos MOOCs, como seu sucesso est ́a a ser medido, quaiss ̃ao as teorias normalmente associadas a esses ambientes de aprendizagem gamificados e quais ele-mentos de design de jogo s ̃ao usados, bem como sua implementac ̧ ̃ao e resultado. Revimos 22 artigosque datam de 2014 a julho de 2019. Os nossos resultados s ̃ao positivos, com um aumento geral naparticipac ̧ ̃ao e retenc ̧ ̃ao nos MOOCs gamificados. A segunda parte desta pesquisa consiste na an ́alisedos resultados e question ́ario de um MOOC n ̃ao gamificado. Discutimos os diferentes identificadoresde desempenho para identificar o sucesso do curso., en=One of the main problems of Massive Open Online Courses (MOOCs) is the low retention rate of stu-dents and a high no-show rate. Meanwhile gamification has been gaining notoriety in the last decadewithin the education field. This research starts with a systematic literature review which explores theimpact gamification has had in MOOCs, how their success is being measured, what are the theoriesnormally associated with these gamified learning environments, and what game design elements areused as well as their implementation and outcome. We’ve reviewed 22 papers dating from 2014 to July2019. Our findings are positive in terms of the outcomes, with a general increase in participation and re-tention on gamified MOOCs. The second part of this research consists of an analyzes of the results andquestionnaire of a non-gamified MOOC. We discuss the different identifiers of performance to identifythe success of the course.}
{pt=MOOC, Gamification, Motivação, Taxa de Retenção, Revisão Sistemáticada Literatura, en=MOOC, Gamification, Motivation, Student Retention, Systematic Literature Review}

Janeiro 13, 2021, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Ana Isabel Baptista Moura Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar