Dissertação

{en_GB=Game Engines for Algorithmic Design} {} EVALUATED

{pt=O avanço da tecnologia e desenvolvimento dos computadores permitiu a criação de novas técnicas e ferramentas na arquitetura. Os arquitetos passaram a ter acesso a ferramentas de modelação digital, como ferramentas Computer-aided Design (CAD) e Building Information Modeling (BIM). Usando estas ferramentas, os arquitetos conseguem desenhar modelos em três dimensões. Com o avanço da tecnologia surgiu uma abordagem algorítmica. Na abordagem algorítmica, o modelo digital é gerado por um algoritmo. Nesta abordagem, ferramentas de visualização são importantes, pois ajudam na escrita do algoritmo e permitem o arquiteto avaliar o design do seu modelo. As ferramentas tipicamente usadas em arquitetura, como ferramentas CAD e BIM, são bastante limitadas, apenas permitem visualizar em tempo real com baixa fidelidade. Estas aplicações são capazes de gerar imagens com fidelidade, mas requer uma elevada quantidade de tempo, diminuindo a produtividade do arquiteto. Adicionalmente, estas aplicações mostram mau desempenho num contexto de design algorítmico onde é gerado um elevado número de geometria. Motores de jogos, contrariamente às aplicações CAD e BIM, adaptam o modelo digital para ser visualizado em tempo real e fornecem sistemas de navegação. Esta qualidade torna-os uma excelente ferramenta de visualização. Devido a isto, nós exploramos o uso de um motor de jogo capaz de gerar imagens com alta fidelidade como ferramenta de visualização para design algorítmico. A nossa solução é capaz de gerar o modelo e adaptá-lo para visualização em tempo real com alta fidelidade. Avaliámos a qualidade das imagens geradas pela nossa solução e o seu desempenho comparativamente com outro visualizador. , en=With the advancements in technology and computers, new tools and techniques were developed in architecture. Architects started using digital modeling tools, like Computer-aided Design (CAD) and Building Information Modeling (BIM) applications. By using these tools, architects can design three dimensional models. A new approach was also developed, an algorithmic approach. In an algorithmic approach, the architect writes an algorithm that generates the digital model. Visualization tools are important in an algorithmic approach, because they help the architect write the algorithm and allow architects to give a subjective evaluation of the design aesthetic. Typical visualization tools, such as CAD and BIM applications, can only provide a low fidelity dynamic view. These applications can generate high-fidelity renders, but they require a large amount of time to render. This wait time hinders the architect’s productivity and thought chain. Additionally, these applications have performance issues, when they are saturated with the geometry fed by an algorithmic description. Game engines, contrary to CAD and BIM applications, can adapt the digital model to be visualized in real time and they also provide navigation systems. These qualities make game engines excellent visualization tools. For this reason, we explore the use of game engines that can generate high-fidelity renders in real time as visualization tools. This solution can generate the digital model and adapt the model for real time rendering with high fidelity. We evaluate the image quality and performance of our solution by comparing it with another visualizer.}
{pt=Motor de Jogo, Visualização Interactiva, Design Algorítmico, Imagem de Alta Fidelidade, en=Algorithmic Design, Game Engine, Interactive Visualization, High-fidelity render}

Janeiro 14, 2021, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

António Paulo Teles de Menezes Correia Leitão

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar