Dissertação

{en_GB=Shadow rendering techniques for mobile devices} {} EVALUATED

{pt=Com o aumento da procura de videojogos em smartphones, a melhoria de técnicas de desenho nestes ambientes está a tornar-se cada vez mais importante. O sombreamento correto é um fator importante para desenhar corretamente uma dada cena, adicionando mais nível de detalhe e tornando-lhe mais credível, mas adicionando carga adicional aos recursos do dispositivo. Neste estudo apresentamos várias soluções para desenhar sombras básicas. Estas soluções foram comparadas entre si para determinar qual a que faria mais sentido ser importada para um ambiente móvel, para depois ser desenvolvida. Com o algoritmo base escolhido, comparamos novamente várias técnicas existentes que melhoram a qualidade da sombra produzida pelo algoritmo base, adicionando uma penumbra à sombra, e inclusive, uma penumbra variável. Algumas destas soluções foram escolhidas, com base em estudos anteriores, para serem desenvolvidas numa aplicação para smartphones para prosseguir com testes a cada uma destas soluções e verificar se alguma destas soluções era capaz de produzir uma sombra viável e realista, mantendo um nível de desempenho aceitável. De entre estas soluções notámos que Percentage Closer Filtering juntamente com Percentage Closer Soft Shadows eram a solução mais viável, conseguindo gerar uma sombra realista a um desempenho aceitável, e com fácil adaptação a diferentes cenas., en=With an increase in demand for games in smartphones, efficiency in rendering techniques for mobile devices is becoming more and more important. Shadows play an important role in the rendering of a scene, making it more believable, but rendering them can take a big toll on the device resources. In this study, we present multiple solutions for rendering basic shadows. These solutions were then compared to conclude which is the most suitable algorithm for shadow rendering in a mobile environment and use it for further development. With the base algorithm chosen, we again compared multiple techniques to improve the visual quality of the shadow produced, by introducing a penumbra to the shadow and even a variable one. Some of these solutions were chosen, from the results of previous studies, to be developed into a mobile app that would allow for further testing and to verify if one or more of these solutions could viably produce a realistic shadow while having an acceptable performance in a mobile environment. From these solutions we noted that Percentage Closer Filtering in junction with Percentage Closer Soft Shadows were the most viable solution, being able to provide variable soft shadows with a good performance, while also being easily adaptable into different scenes.}
{pt=Sombras, Mapa de Sombras, Penumbra Variável, Ambiente Móvel., en=Shadows, Shadow Maps, Variable Soft Shadows, Mobile Environment.}

janeiro 25, 2021, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado