Dissertação

{en_GB=Spatial-focused Multimodality Analysis in the City of Lisbon} {} EVALUATED

{pt=A Câmara Municipal de Lisboa está a desenvolver esforços para recolher dados de tráfego urbano e o seu contexto situacional para obter uma visão mais abrangente das mudanças em curso na mobilidade multimodal e apoiar decisões em conformidade. O presente trabalho contribui para o projeto pioneiro de pesquisa e inovação “Integrative Learning from Urban Data” (ILU), e descreve uma metodologia para identificar padrões de mobilidade multimodal através da análise de índices espaço-temporais de multimodalidade em transporte público de passageiros em relação ao contexto situacional disponível. A análise foi realizada através da aplicação de dois índices socioeconómicos (Coeficiente de Gini e Índice de Herfindahl) na cidade de Lisboa organizada por uma unidade geográfica sintética, as Zonas de Análise de Tráfego (TAZ). Os resultados demonstraram que o centro da cidade, rico em pólos de geração e atração de tráfego, beneficia de um uso mais multimodal do sistema de transporte público. Adicionalmente, foi construída uma ferramenta de software com o objetivo de auxiliar especialistas da área, a encontrarem inconsistências na rede de transporte público da cidade de Lisboa. , en=The Lisbon's City Council is establishing efforts to collect urban traffic data and their situational context for gaining more comprehensive views of the ongoing multimodal mobility changes and support decisions accordingly. The present work is anchored in the pioneer research and innovation project “Integrative Learning from Urban Data” (ILU), and describes a methodology to identify multimodal mobility patterns through the analysis of spatiotemporal indices of multimodality in passengers’ public transport against the available situational context. The analysis was conducted by applying two social-economic indices (Gini Coefficient and Herfindahl index) in the city of Lisbon organized by a synthetic geographic unit, the Traffic Analysis Zones (TAZ). Results demonstrate that the center of the city, abundant in traffic generation and attraction poles, benefit from a more multimodal usage of the public transport system. Additionally, a software tool was built in order to aid specialists in the field, to find inconsistencies on the public transportation network of the city of Lisbon. }
{pt=Multimodalidade, Mobilidade Sustentável, Análise de Dados, Análise de Dados Espaço-temporais, Transporte Público, en=Multimodality, Sustainable Mobility, Data Analysis, Spatio-temporal Data Analysis, Public Transportation}

janeiro 27, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Miguel Carrasqueiro Henriques

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Elisabete Maria Mourinho Arsénio

LNEC

Investigadora Associada