Dissertação

{en_GB=Treme-Treme 2.1: Improving a Game for Children Awareness of Seismic Phenomena} {} EVALUATED

{pt=As crianças são uma das faixas etárias mais afetadas por catástrofes naturais. Portanto, é extremamente importante ensinar-lhes o que fazer, em caso de perigo, para se protegerem. Com esse objetivo em mente surgiu o Treme-Treme, um jogo sério que visa educar crianças em idade escolar sobre como se comportar antes, durante e após a ocorrência de um terramoto e/ou tsunami. O jogo foi desenvolvido pela primeira vez em 2014 em parceria entre os Departamentos de Engenharia Civil e Engenharia Informática, para o projeto europeu Urban Disaster Prevention Strategies using Macroseismic Fields and Fault Sources. À medida que o jogo continuava a ser usado, tornou-se evidente, no início de 2018, que algumas mudanças eram necessárias, não apenas para acompanhar as novas tecnologias web e móveis, mas também para melhorar alguns dos recursos já existentes. No entanto, esta reestruturação não foi concluída, e como este jogo ainda se encontra em utilização em várias escolas, foi importante completar todas as alterações para fornecer todos os elementos aos alunos. Assim, este trabalho vem como seguimento do anterior, onde foram migrados todos os níveis que faltavam para a nova plataforma e realizadas varias alterações na estrutura e no funcionamento do jogo pré-existente. Para além de concluir a reestruturação, deste trabalho resultou também um mecanismos de monitorização à distância do desempenho, que oferece aos investigadores/responsáveis pelo projeto, informações quer do jogo, quer do jogador e ainda do alcance a nível nacional e internacional., en=Children are usually the age group that is most affected by natural catastrophes. Therefore it is extremely important to educate them on what they need to do in case of danger to protect themselves. To achieve this goal appeared Treme-Treme, a serious game that endeavors to educate school-age children on how to behave before, during, and after the occurrence of an earthquake and/or a tsunami. The game was first developed in 2014 in a partnership between the Departments of Computer Science and Engineering and Civil Engineering for a European project on Urban Disaster Prevention Strategies using Macroseismic Fields and Fault Sources. As the game continued to be used, it became evident, in early 2018, that some changes were needed, not only to keep up with the new web and mobile technologies but also to improve some of the existing features. However, this restructuring has not concluded, and since this game is still active in multiple schools, it was important to complete all the changes to provide all the elements for the students. Thus, this work comes as a follow-up to the previous one, with the missing levels being migrated to the new platforms and making several changes to the structure and functioning of the pre-existing game. In addition to completing the restructuring of the game, this work also resulted in a remote monitoring mechanism of the performance that provides researchers/project managers with information on both the game and the player, both nationally and internationally.}
{pt=Terramotos, Tsunamis, Jogos Didáticos, Crianças, Catastrofes Naturais, Aprendizagem Baseada em Jogos, en=Earthquake, Tsunami, Serious Game, Children, Catastrophes, Game-Based Learning}

Janeiro 20, 2021, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Mónica Maria Lopes de Sequeira Amaral Ferreira

Civil, Engenharia, Respostas e Inovação para a Sustentabilidade (CERIS)

Investigadora