Dissertação

{en_GB=Adaptive Music in Narrative Videogames based on individual relationships} {} EVALUATED

{pt=Música que é dinâmica em resposta a certos parâmetros ou eventos é conhecida como Música Adaptativa, e esta técnica tem grande interesse de estudo e produção devido ao quanto enriquece a experiência dos jogos e os torna mais apelativos. Este estudo dedica-se ao desenvolvimento de um algoritmo para criar adaptações na música, em jogos de estilo narrativo, baseadas no estado das relações entre diferentes personagens ao serem mencionados em diálogo com outros personagens. As alterações na música deverão ajudar o jogador a progredir ao dar-lhe noção, não só do estado inicial como da evolução das relações sociais entre os personagens. O nosso objectivo é entender como a experiência de jogo pode ser influenciada com esta técnica e se as alterações na música ajudam o jogador a compreender o estado das relações e como estas são afetadas. Assim, desenvolvemos um plugin de motor de jogo que implementa o algoritmo e criámos um cenário jogável. O objectivo no jogo é descobrir uma palavra-chave construída pelas respostas a duas questões, e para averiguar estas respostas, o jogador terá de compreender o estado das relações entre diferentes personagens com base nas alterações na música. Embora tenhamos conseguido evidenciar alguma influência desta técnica na experiência dos jogadores, estes parecem ainda ter tido de se esforçar muito para entender o estado das relações apenas através da alterações da música. Poderá ter a ver com a implementação feita neste estudo não ser a mais eficaz, não invalidando que esta técnica é digna de maior exploração futura., en=Soundtrack that is dynamic in response to certain triggers or events is known as Adaptive Soundtrack, and this technique holds immense study and production interest as it enriches the gaming experience and makes games more appealing. Usually, the methods used trigger the adaptation with some altered state of the moment in the game. This study is dedicated to the development of an algorithm for adapting a narrative style game’s soundtrack based on game-long built relationships, by having the characters on scene or opening dialogues about other characters. With this, we intended to understand if such a technique can improve the gaming experience. The changes in the soundtrack should help the player progress through the game by making him aware of, not only the initial but also the evolution throughout the game, of the relationships' states. For this, we developed a plugin in a game engine and created a small game like scenario for participants to play. The player's objective is to figure out the answer to two questions, for which the player must understand the state of the relationships between the characters through the alterations in the background music. Though we were able to evidence some influence of the technique on the player's gaming experience, players seemed to still struggle to understand the state of the relationships through only the adaptations in the soundtrack. This could be due to the implementation done in this research not being the most effective, not invalidating this technique as worthy of more exploration.}
{pt=Música adaptativa, Música de videojogos, Jogos de narrativa, Relações sociais entre personagens, en=Adaptive soundtrack, Music in video games, Narrative games, Characters' social relationships}

janeiro 28, 2021, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado