Dissertação

{pt_PT=Mapeamento de jogadores de futebol para um plano 2D} {} EVALUATED

{pt=Com a recente revolução que desportos como o futebol estão a sentir a nível tecnológico, como a aplicação do VAR e o uso de GPS, faz todo o sentido arranjar alternativas à utilização de métodos mecânicos e demorosos que até hoje ainda são utilizados. Um destes processos é o controlo e análise das prestações dos jogadores, no decorrer de um jogo, que é ainda é feito de forma manual e é bastante demoroso, dado que é um processo que tem de ser feito individualmente para cada jogador. No sentido de otimizar este processo foi iniciada uma investigação com o objetivo de encontrar uma nova solução para resolver o problema, de uma forma pouco dispendiosa e precisa o suficiente para ser usada profissionalmente, em conjunto com um sistema já existente. Desta forma a solução proposta ao longo deste projeto consiste em mapear a posição dos jogadores, para um plano bidimensional, e fazer uma análise estatística dos mesmos, através do carregamento de um vídeo com a filmagem de um jogo de futebol. Como teste à solução foi desenvolvida uma aplicação, denominada Field Detector, que foi inserida dentro de um projeto de maiores dimensões, para que fosse possível usar informações de outra componente desse mesmo projeto, chamada Player Detector, que é responsável pela identificação de jogadores numa imagem., en=With the recent revolution that sports like football are feeling technological, in football a good example is the application of VAR and the use of GPS, to track the players, it makes sense to find technological alternatives to the use of mechanical and time-consuming methods that are still in use. One of these procedures is the control and analysis of the player's performances during the course of a game, which is very time consuming because is a procedure that is done individually for each player manually. To optimize this procedure, research was initiated with the objective of finding a new solution to solve this problem, in a way that could be professionally used without being too inexpensive and without losing the precision that other systems have. In this way, the solution proposed in this project consists of mapping the position of the players, to a two-dimensional plane, and to make a statistical analysis of them, just by the upload of a video that must contain footage of a football game. As a test to the proposed solution, an application, called Field Detector, was developed and was inserted inside a larger project, so that could be possible the use of information from another component, of the same project, called Player Detector, which is responsible for identifying players in an image.}
{pt=Matriz de transformação, Tratamento Homográfico, Primeira Transformada, Tratamento morfológico, transformada de Hough, Least Square Fit, en=Transformation Matrix, Homography, First Transformation, Morphology, Hough Transform, Least Square Fit}

Março 11, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

José Luís Brinquete Borbinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Ricardo Alexandre Schiller Wolf Alegre Pinto

AGAP 2

Director of R&D