Dissertação

{en_GB=Mixed Procedurally Generated Creatures} {} EVALUATED

{pt=As animações são uma das componentes essenciais num video jogo 3D e tipicamente requerem animadores dedicados e são relativamente inflexiveis, forçando o uso de restrições a nivel do mundo virtual onde são usadas. Nesta tese, propomos e demonstramos uma framework que permite a exploração de animações, geradas de forma automática tendo em conta um objectivo, em mundos virtuais arbitrários, usando neuroevolução para criar e evoluir redes neurais as quais calculam valores para serem usados como forças nas juntas do esqueleto de uma criatura, produzindo movimento que são fisicamente coerentes com a tipologia do mundo e o estado atual da criatura. A avaliação é feita através da selecção de diferentes tarefas para as quais a nossa framework foi capaz de gerar animaçoes que são diferentes entre si mas que alcançam o mesmo resultado, provando que a neuroevolução pode oferecer soluções diferentes para problemas de animação mesmo quando se usam tipos de corpos diferentes que conseguiram resolver a mesma tarefa usando os métodos de avaliação usados préviamente. , en=Animations are a core component of video games. Animations typically require dedicated animators and are relatively inflexible, making it extremely difficult to animate a character without enforcing strict restrictions on the virtual world where it is placed. We propose a framework to explore the procedural generation of animations in arbitrary tridimensional virtual worlds, by using neuroevolution to create and evolve neural networks that output forces at a creature’s skeleton joints in order to produce motion and movement that are credible and physically coherent with the virtual world topology and the creature's state. Evaluation was done by selecting tasks for which our framework was able to generate animations that are different between each other but that achieve the same result proving that neuroevolution can offer different solutions to animation problems even when using different body topologies which were also able to achieve the same task using the same fitness method.}
{pt=Animação, Animação Procedural, Geração de Conteúdo Procedural, Inteligência Artificial, Neuroevolução, NEAT, en=Animation, Procedural Animation, Procedural Content Generation, Artificial Intelligence, Neuroevolution, NEAT}

Novembro 26, 2019, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar