Dissertação

{en_GB=A Procedurally Generated Approach to Emotional Storytelling for Games and Interactive Systems} {} EVALUATED

{pt=Umas das aplicações menos reconhecidas na área de Conteúdos Gerados Proceduralmente é a geração de narrativas. Para além disso, quando este género de aplicação é de facto usada, o foco encontra-se na geração de enredos. Infelizmente, isto resulta numa potencial negligência do impacto que storytelling pode trazer a uma narrativa, já que, em muitos casos, é a forma como a narrativa é contada que transmite as emoções mais fortes a uma audiência. Através dum estudo sobre técnicas de storytelling, juntamente com uma análise de sistemas CGP focados em narrativas e a exploração de métodos de avaliação emocional nas artes, foi construído um sistema que pega em narrativas base como input e, através dum modelo emocional, adiciona-lhes mecanismos de storytelling, visando diferenciar e maximizar um de dois tons emocionais opostos: Feliz e Sombrio. Estas narrativas são então corridas no sistema Virtual Tutor. Uma série de experiências construídas à volta de quatro narrativas diferentes foram desenvolvidas para discernir se de facto houve uma diferenciação e maximização de valencias emocionais, en=One of the least noticeable applications in the area of Procedural Generated Content is in generating narratives. Furthermore, when it tends to be used, it focuses on plot generation. Unfortunately, this results in a disregard for the potential emotional impact that storytelling may bring to table, since that, in many cases, it is the way a narrative is told that results in some sort of emotional resonance for an audience. Through a study of storytelling techniques, together with an analysis of existing narrative-driven PCG systems, and by exploring various manners of emotional evaluation in art, a system was built that takes base narratives as input and, through an emotional model, adds storytelling mechanisms to them, seeking to differentiate and maximize one of two opposite emotional moods: Happy and Dour. These narratives are then played in the Virtual Tutor system. A series of experiments consisting of four different narratives were made to discern if the emotional valence of these was successfully differentiated and maximized. }
{pt=Computação Afetiva, Emotions, Emoções, Narrativa, Tomada-de-turnos, en=Affective Computing, Emotions, Storytelling, Narrative, Turn-taking}

Novembro 26, 2019, 16:30

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar