Dissertação

{en_GB=LINA: A Serious Game To Help Children Improve Social Relations With Their Peers} {} EVALUATED

{pt=Crianças com problemas no desenvolvimento da socialização antes de sua adolescência podem se tornar socialmente isoladas, levando à baixa auto-estima e à alienação social, que possivelmente se podem transformar em problemas psicológicos mais sérios na vida adulta. Neste documento apresentamos a implementação de um Jogo Sério, LINA, que utiliza a Teoria de Contacto para ajudar crianças pré-adolescentes a melhorar as relações com os seus pares. Em LINA, os jogadores, crianças de 10 a 12 anos, tentarão descobrir o que é que aconteceu à sua colega desaparecida - a Lina - e a sua história através da descoberta de pistas de realidade aumentada e da superação cooperativa de desafios apresentados. Este documento especifica o conceito do jogo, a metodologia e a implementação de um protótipo digital para demonstração. Também avalia o protótipo quanto à sua usabilidade, prazer e interesse pelos jogadores. A avaliação conduzida determinou que os jogadores acham a jogabilidade e a história divertidas e estão interessados ​​em jogar mais do jogo. O trabalho futuro envolve a revisão deste primeiro protótipo com o feedback da sessão de avaliação, o desenvolvimento de novos desafios, e explorar as limitações técnicas da Realidade Aumentada no contexto do jogo., en=Children that have problems in developing socialization skills before their teens can become socially isolated, leading to low self-esteem and social alienation, and possibly snowballing into more serious psychological problems further into adulthood. In this thesis we present a the implementation for a Serious Game, LINA, that uses Contact Theory to help pre-adolescent children improving the relations with their peers. In LINA, the players, children from 10 to 12 years old, will try to find out what happened to a missing colleague - Lina - and her story through the discovery of augmented reality clues and overcoming challenges cooperatively. This document specifies the game concept, methodology and implementation of a digital prototype for demonstration. Also evaluates said prototype regarding its usability, enjoyment and interest for the players. Conducted evaluation determined that the players find the gameplay and story fun and are keen on playing more of the game. Future work involves revising this first prototype with the feedback from the evaluation session, coming up with new challenges and exploring technical limitations of Augmented Reality in the game context.}
{pt=Realidade Aumentada, Jogo Sério, Teoria de Contacto, Desenvolvimento Centrado no Utilizador, Habilidades de Socialização, en=Augmented Reality, Contact Theory, Serious Game, User-Centered Design, Socialization Skills}

Junho 24, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

João Miguel De Sousa de Assis Dias

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar