Dissertação

{pt_PT=A sketch-based interface for modeling articulated figures } {} EVALUATED

{pt=Construir modelos articulados com superfícies tácteis é uma tarefa comum em Computação Gráfica e nas defi-nições de Multibody Dynamics. No entanto, rigs, estruturas esqueléticas ou kinemáticas são habitualmente cons-truídos através de interfaces entediantes com parâmetros de entrada baseados em teclado e rato, ou pior ainda, em texto no qual o utilizador tem de especificar numericamente todas as transformações geométricas bem como as juntas. Programas como o Blender, Maya ou OpenSim abordam a modelação 3D desta maneira. Não obstan-te, esboçar numa superfície táctil proporciona ao utilizador não só uma forma intuitiva de definir os mesmos modelos articulados, mas também pode fazê-lo enquanto desenha o conteúdo directamente. Neste paper, será apresentado uma interface baseada em esboços servindo de ferramenta no design de modelos articulados. Para avaliar a eficiência da modelação, fizemos um estudo comparativo entre a interface proposta e os softwares convencionais equipados com interacção WIMP, assim como a utilização de figuras denominadas superovoids como primitivas no nosso software devido ao uso frequente das mesmas em ilustração. Foram realizados testes com utilizadores leigos e profissionais na área de modelação 3D, juntamente com outros testes tentando deter-minar como classificar caligraficamente um superovoid. Provamos que a interface permite speed sculpting que pode ser usado tanto em design de humanoides como numa personagem arbitraria ou sistema mecânico e des-cobrimos uma maneira de reconhecer superovoids caligraficamente. Um tipo de interface que apesar de ter ga-nho a reputação de “rapido e sujo”, tem vindo a surpreender-nos cada vez mais com sua viabilidade em realizar tarefas altamente detalhados. , en=Building articulated models with contact surfaces is a common task in Computer Graphics and Multibody Dynamics settings. However, articulated models such as armatures, rigs or kinematic structures are usually built with tedious mouse-keyboard inputs or, even worse, text-based interfaces where the user numerically specifies body transformations and joint types. Programs like Blender, Maya or OpenSim use this kind of approach. Alternatively, sketching on an interactive surface provides a familiar way to define such articulated models as the user can draw directly the content. In this paper, a sketch-based interface which aids the design of articulated models is here presented. In order to evaluate modeling efficiency, we did a comparative study between the proposed inter-face and conventional WIMP software, as well as integrating superovoidal shapes as primitives in our piece of software due to its vast use in illustration. User tests were done on both lay and professional users that did 3D modeling, along with some others trying to determine how to calligraphically recognize superovoids. We prove that the interface enables speed sculpting that can be used not only in humanoid design but for an arbitrary character or mechanical system and determine a way to classify superovoids calligraphically. A type of interface that, even though it gained the reputation of being used for “quick and dirty” tasks, has increasingly surprised us of its viability in the completion of highly detailed tasks.}
{pt=Sketched Based Interface and Modeling, modelos articulados 3D, interacção dinâmica, formas ovoidais., en=Sketched Based Interface and Modeling, 3D articulated models, dynamic interaction, ovoidal shapes.}

novembro 7, 2017, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Simões Lopes

INESC-ID

Investigador Principal