Dissertação

{en_GB=Using Gamification for Reducing Infections in Hospitals} {} EVALUATED

{pt=As infecções hospitalares são um dos maiores problemas que a área da saúde enfrenta, podendo levar a um aumento no número de mortes, dias extra de internamento e custos para o hospital e paciente. Higienizar as mãos é uma medida de prevenção simples e custos reduzidos, mas a sua adesão por parte dos profissionais de saúde ainda está longe do desejado. A observação directa é um método eficaz para avaliar o desempenho dos profissionais de saúde, mas exige custos e tempo de implementação elevados. Esta tese propõe uma solução de gamificação para dar feedback do desempenho na higienização das mãos aos profissionais de saúde, tendo como objectivo uma mudança individual de comportamentos e a optimização do seu desempenho. Para isso, dados relativos aos hábitos de higienização das mãos dos profissionais de saúde têm de ser recolhidos continua e automaticamente usando um sistema de monitorização automática. A metodologia Design Science Research foi utilizada para conduzir o trabalho, composto por duas iterações de actividades de design, desenvolvimento, demonstração e avaliação, desenvolvidas numa unidade de cuidados intensivos de um hospital português. Os enfermeiros dessa unidade constituíram o grupo de foco durante a investigação. A proposta foi avaliada usando um processo baseado numa framework de avaliação DSRM, composto por entrevistas não-estruturadas, simulações, experiências preliminares, workshops e estudos de campo. Apesar das limitações das tecnologias de localização indoor, que tornaram impossível testar a solução no seu todo, foi possível validar conceptualmente a proposta, a qual parece promissora no aumento da sensibilização dos enfermeiros., en=Hospital acquired infections are one of the biggest problems healthcare field is facing, which can end up in an increasing quantity of deaths, extra-days of hospital stay and costs for both the hospital and the patient. Performing hand hygiene is a simple and inexpensive prevention measure, but healthcare workers compliance with it is still far from desired. Direct observation is an effective but costly and time-consuming approach to assess healthcare workers' performance. This thesis proposes a gamification solution for providing healthcare workers with feedback regarding their performance in complying with hand hygiene opportunities, aiming at changing their individual behavior and optimize their performance. In order to do this, data regarding healthcare workers hand hygiene habits needs to be continuous and automatically collected using an automated monitoring system. A Design Science Research Methodology was used to guide this work, which was composed by two iterations on the design and development, demonstration and evaluation activities, which were performed on an intensive care unit of a Portuguese hospital. Nurses working on this unit were the focus group throughout the whole research. The proposal was evaluated using a process designed according to a DSRM evaluation framework, composed by unstructured interviews, simulations, preliminary experiments, workshops and field studies. Despite the identified indoor location technologies’ limitations, which made it impossible to fully test the solution, it was possible to conceptually validate the proposal, which appears to be promising in improving nurses’ awareness. }
{pt=Infecções hospitalares, Higienização das mãos, Profissionais de saúde, Sistemas de monitorização automática, Gamificação, Mudança de comportamentos, en=Hospital-acquired infections, Hand hygiene compliance, Healthcare workers, Automated monitoring systems, Gamification, Behavior changing}

Abril 18, 2016, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Luís Velez Lapão

Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL)

Investigador Auxiliar Convidado