Dissertação

{pt_PT=Treme-treme - A serious game to teach children earthquake preparedness} {} EVALUATED

{pt=Os terramotos são conhecidos como um dos maiores desastres naturais devido a sua imprevisibilidade, e como não é possível de saber quando uma grande actividade sísmica irá ocorrer, é altamente recomendado estar preparado. Devido ao crescimento do interesse sobre as características de ensinar dos jogos sérios, houve a oportunidade de usar os jogos sérios como ferramenta de ensino para preparar as pessoas caso aconteça um terramoto. Este trabalho fala sobre um jogo serio que foi desenvolvido para ensinar crianças do ensino primário sobre as normas e condutas corretas a tomar-se antes durante e depois de um terramoto, assim como, avisar sobre os riscos e tentar promover o dialogo familiar sobre este assunto. Para realizar isto, nós investigamos as características dos jogos sérios e estudamos jogos com propósitos semelhantes de modo a criar um jogo capaz de entreter a criança enquanto ela aprende conteúdo pedagógico. Com os resultados obtidos pelos testes feitos, nós podemos concluir que o nosso jogo foi capaz de atingir o seu propósito, sendo capaz de de aumentar o conhecimento sobre terramotos nas escolas., en=Earthquakes are known as one of the most dangerous natural hazards due to their unpredictability, and because it is not possible to know when a major seismic activity will occur, it is highly recommended to be prepared. Due to the growing interest in Serious games unique characteristics to teach and train individuals, there was an opportunity of using Serious games to better prepare and inform people about earthquakes. This work describes a Serious game that was developed to teach elementary school children about common practices and procedures to take before, during and after an earthquake as well as warn them about the risks and promote discussion among the students and diffuse this knowledge to their families. To achieve this, we investigated the characteristics of Serious Games and studied games with similar purposes in order to create a game able to entertain while teaching pedagogical content. Through the results obtained from the tests conducted we can conclude that our game was able to successfully achieve it’s purpose, being able to rise awareness about earthquake preparedness in schools.}
{pt=Jogos Sérios, Terramotos, Preparação, Crianças, en=Serious game, Earthquake, Preparedness, Children}

novembro 4, 2014, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar