Dissertação

{pt_PT=VI-TRUST: Visualisation and Interaction on project "Transitions to the Urban Water Services of Tomorrow"} {} EVALUATED

{pt=Colaborar através de software vem sendo explorado há bastante tempo, mas continuam a existir barreiras na interação que a tecnologia não permite ultrapassar. Em algumas situações acontece mesmo que as pessoas rejeitam software para reuniões presenciais e preferem usar ferramentas sem software. Colocamos como hipótese que uma das razões para isto acontecer é que sistemas que utilizam apenas meios tradicionais de interação não permitem detetar meios naturais de comunicação entre pessoas, dos quais destacamos a utilização do espaço. O estudo deste tipo de comunicação é conhecido como proxemics e propomos utilizá-lo para melhorar software de reuniões presenciais. No nosso sistema, os utilizadores apresentam as suas contribuições simplesmente mudando de posição na sala. Este movimento é algo que se faz mesmo sem software - para apresentar, as pessoas movem-se para a frente da sala, onde podem captar o foco dos restantes participantes. Quando alguém se coloca nessa posição, todos entendem o que significa, mas os computadores precisam de ser informados através de inputs explícitos por parte dos utilizadores. Com um sistema capaz de detetar relações espaciais isto não acontece - o sistema adapta-se ao mesmo tempo que os utilizadores mudam de posição, não havendo necessidade de mais input. Para avaliar o impacto da utilização de proxemics, construímos dois sistemas com a mesma funcionalidade e adicionámos proxemics a um deles. Ao testar ambos com utilizadores verificámos que proxemics permite uma redução de interações explícitas, o que por sua vez é responsável por maiores índices de satisfação por parte dos utilizadores., en=Collaborative software has been explored for a long time, but still there are obstacles to interaction that technology has been unable to overcome. In some situations, people discard face-to-face meeting software and go back to using non-software tools. We hypothesize that one of the reasons for this to happen is that systems using only traditional means of interaction cannot capture natural means of communication between people, among which are spatial relationships. The study of this type of communication is known as proxemics and we propose using them for improving face-to-face meeting software. In our system we allow users to present and highlight their work simply by moving in the room. This movement is something that people do anyway, even when not using software – to present work, users move to the front of the room, where they can easily capture the focus of everyone. When someone moves in that position, all of the people in the room understand what that means, but computers must be informed with explicit input from a user. With a system that is aware of the spatial relationships, this doesn’t happen – the system adapts as users change position, requiring no other input. To evaluate the impact of proxemics, we built two systems with the exact same functionality and add proxemics to one of them. We tested both systems with users and our results show that proxemics leads to less explicit interactions, which in turn yields better user satisfaction.}
{pt=proxemics, CSCW, interfaces naturais, HCI, en=proxemics, CSCW, natural interfaces, HCI}

novembro 6, 2014, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Alfredo Manuel dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Joaquim Armando Pires Jorge

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático