Dissertação

{en_GB= Driver profile classification on heavy trucks based on telemetry} {} EVALUATED

{pt=Esta dissertação propõe um método para a criação de perfis de condutores de camiões pesados de mercadorias que descrevam a sua condução em termos de eficiência de combustível, usando séries temporais acerca das suas viagens recolhidas utilizando telemetria. Investiga os métodos utilizados actualmente para a criação de perfis de condução e de agrupar de séries temporais. Algumas análises são feitas utilizando o método proposto com varias métricas de validação. O método agrupa os condutores com base na forma como os seus parâmetros de distribuem. Também será descrita uma forma de classificar novos condutores para os perfis identificados anteriormente. Este método providencia informação sobre as qualidades e fraquezas dos condutores. As transportadoras podem utilizar esta informação para treinar melhor os seus condutores, aloca-los em viagens de forma mais consciente e/ou medir/recompensar o progresso dos condutores., en=This work proposes a method to create profiles for heavy-duty truck drivers describing their driving efficiency. It works with time series (TS) data regarding trips collected using telemetry technology. It also investigates the current approaches in the creation of driving profiles and grouping of time series data. Some example analysis are made using the proposed method with many validation metrics. The proposed solution (used in the analyses) groups the drivers based on the distributions of the main features. It is also described a method to classify new drivers based on the profiles identified earlier. This method gives information about the weakness and strengths of drivers. The logistics’ companies can use this information to better train their drivers, allocate them to trips smartly, measure and reward their progress. }
{pt=Analise de Agrupamento de Dados, Perfis de Condução, Eco-Driving, Condução Eficiente, Séries Temporais, k-Means, en=Clustering Analysis, Driver Profile, Eco-Driving, Fuel Efficiency, Time Series, k-Means}

dezembro 6, 2019, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

António João Ferreira Reis

Fuelsave

Director de Tecnologia