Dissertação

{en_GB=I Am Here! Automating Attendance Control } {} EVALUATED

{pt=A marcação de presenças dos alunos foi sempre um problema para o professor, não só pelo tempo que consome em aula, como a complicação que é ter um sistema que garanta que o aluno está fisicamente presente. I Am Here! tem como objetivo ser um sistema inovador, tendo como base certos requisitos, nomeadamente: ser barato, portátil e resistente a fraude, recorrendo à técnica da Impressão Digital do Dispositivo. Para esta solução, foi feito um website em JavaScript, HTML5, CSS e, para base de dados, MySQL. Para testar o sistema, este foi implementado na unidade curricular Produção de Conteúdos Multimédia, onde 116 alunos estiveram inscritos, no Técnico Lisboa. O sistema foi avaliado de três maneiras distintas. Uma avaliação em aula, onde foi possível avaliar, da perspectiva do aluno, a eficiência (95,05 %) e eficácia (82,80 %) do sistema. Uma avaliação com utilizadores, onde se obteve 89,25 na escala de usabilidade do sistema e foi possível fazer melhorias ao sistema da perspectiva do professor. E por último, uma análise à Impressão Digital do Dispositivo, onde se provou que, dos três tipos de fraude mais comuns, o sistema consegue detetar., en=Tracking student's attendance in classrooms has been a problem for the professors for a long time, not only because of the difficulty to guarantee that the student is indeed the room, but also the time it consumes afterwards to manually transcript and validate the data. I Am Here! has the goal of being an innovative automated attendance system that aims to fulfill the existing gaps in this area, with a simple, costless, portable and fraud-resistant system using the Device Fingerprinting technique. For this solution, it was developed a web-system using JavaScript, HTML5, CSS and MySQL. As a case study and form of validation, the system was deployed in the Multimedia Content Production course, where 116 students were enrolled, in Técnico Lisboa. Throughout the course, the system was submitted to three evaluations. A Classroom Usage Evaluation where, from the students' perspective, the system was evaluated according to its effectiveness (95,05 %) and efficiency (82,80 %). An User Evaluation, with 89,25 as the SUS score, it was possible to improve some functionalities. And also a Device Fingerprint Evaluation, where three of the most common fraud cases were tested and proven to be dettected by the system. }
{pt=sistema de marcação de presenças, impressão digital do dispositivo, en=students attendance system, automated attendance system, device fingerprinting.}

Julho 17, 2019, 13:30

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado