Dissertação

{en_GB=Real-Time Adaptive Strategies for Starcraft: BroodWars} {} EVALUATED

{pt=Neste documento é introduzida a ideia de estratégias adaptativas para o Starcraft: BroodWars. A motivação por trás de tais estratégias adaptativas é a de que apenas um agente foi capaz de derrotar jogadores profissionais. Para além disso, a grande maioria dos agentes existentes usa estratégias fixas, codificadas a priori. A falta de adaptabilidade aos oponentes faz com que os agentes sejam incapazes de reagir de forma eficaz a estratégias imprevistas, algo que um humano, rapidamente, consegue fazer pela observação do comportamento do seu oponente, facilmente explorando as suas limitações.Este documento propõe, desta forma, uma arquitectura que permitirá aos agentes adaptarem-se a variadas estratégias utilizadas pelo oponente, sem qualquer necessidade de codificação específica para qualquer tipo de estratégias. Iremos também discutir os resultados obtidos e possíveis melhorias à arquitectura proposta., en=In this document we introduce the idea of an adaptive strategy, for the StarCraft: BroodWars test bed.The motivation behind such strategy is that almost no agent has yet been capable of playing and defeating a professional level player and most of the existing agents have non-adaptive strategic components.This lack of adaptability renders agents unable to react effectively to certain unforeseen strategies that a human can quickly come up with just by observing and exploiting this limitations. The proposed architecture will behave in a way that it can adapt to any of these situations without the need of coding specific strategies. We will also discuss the results obtained by applying this adaptive strategy and how to further improve its efficiency.}
{pt=Adaptativa, Estratégias, Macromanagement;, en=Adaptive, Real-Time Strategy, Macromanagement;}

Junho 19, 2019, 13:0

Orientação

ORIENTADOR

João Miguel De Sousa de Assis Dias

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar