Dissertação

{en_GB=Fishing for Words: A game to learn grammatical gender in Portuguese} {} EVALUATED

{pt=Aprender uma língua pode ser muito útil e divertido, mas trabalhoso. O português, tendo género gramatical, pode ser particularmente difícil para pessoas cuja língua materna não tenha esta característica. Nesta tese revemos a história do ensino de línguas e plataformas de aprendizagem de línguas existentes, que serviu para informar o nosso projeto, e desenvolvemos À Pesca de Palavras, um jogo para Android e Windows para ajudar os jogadores a memorizar o género das palavras em português ao nível de proficiência A2. Inclui dois sistemas de escolha de palavras (que equilibram a dificuldade do jogo em tempo real, de acordo com o desempenho do jogador): O clássico sistemas Leitner, e o novo sistemas de Tags. Um procedimento experimental completo foi desenvolvido e testado, com o propósito de validar a sua eficácia, o que revelou vários imprevistos que podem atrapalhar o investigador e impedir que haja uma recolha de dados bem sucedida. Por outras palavras, damos recomendações sobre como conseguir que os participantes joguem o jogo, contrariamente aos nossos. As nossas conclusões principais foram que o jogo deve ser testado com alunos mais avançados (pois suspeitamos que tenham mais interesse em aprender género gramatical), que os alunos devem ter mais tempo & encorajamento para jogarem e que o jogo deve estar disponível em mais plataformas (cerca de metade dos participantes não puderam jogar por não terem Android nem Windows)., en=Learning a language can be very useful and fun, but also a lot of work. Portuguese, a language with grammatical gender, can be particularly challenging for learners whose native language lacks this feature. In this thesis, we took a look at the history of language education and existing language-learning platforms, which served to inform our own efforts, and developed Fishing for Words, a videogame for Android and Windows that helps players memorize the gender of words in Portuguese at the A2 level of proficiency, featuring two word-selection systems (which balance the game's difficulty in real-time according to the player's performance): The classic Leitner System and a novel Tag System. A full experimental procedure was developed and tested, with the purpose of validating its effectiveness, which revealed several pitfalls through which an experimenter evaluating such a game might fail to obtain results. In other words, we provide insight into how to get the participants to play the game and stick with it, which ours did not. Our main conclusions were that the game should be tested with more advanced students (who we suspect have more interest in grammatical gender), that the students should be given more time & more encouragement to play and that the game should be available on a wider range of platforms (around half of our participants could not play due to not having Android nor Windows).}
{pt=Género Gramatical, Língua, Educação, Jogos, Videojogos, Aprendizagem, en=Grammatical Gender, Language, Education, Games, Videogames, Learning}

Junho 21, 2019, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Nélia Maria Pedro Alexandre

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar