Dissertação

{en_GB=Ambient Intelligence - A framework for cyberphysical laboratories in information Systems and Computer Engineering courses} {} EVALUATED

{pt=Os sistemas embebidos estão presentes todos os dias no nossa vida. Desde carros, a aviões, aos nossos electrodomésticos. Nos últimos anos têm sido feitos esforços para integrar programas de ensino que abordem este tema nas faculdades. Apesar de todas as propostas para faciltar a aprendizagem de sistemas embebidos continuam a existir obstáculos na aprendizagem e produção destes sistemas na sala de aula. Para endereçar as dificuldades inerentes à produção de sistemas embedidos, nos últimos anos têm sido produzidas algumas ferramentas que permitem aos programadores focarem-se nas aplicações que pretendem desenvolver e não nestas dificuldades. Estas ferramentas passam pelo desenvolvimento de sistemas operativos, máquina virtuais ou abstrações de alto-nível. Este trabalho apresenta uma framework focada na aprendizagem de sistemas embebidos e ciberfísicos no IST. Esta framework é constituída por três componentes: uma bancada de trabalho, um conjunto de exercícios práticos e uma nova ferramenta de geração de código focada no desenvolvimento de aplicações embebidas distribuídas. Após a introdução da bancada de trabalho e do conjunto de exercícios na sala de aula, compreendemos que este tipo de artefactos estimula o ensino e entusiasmo. A ferramenta de geração de código demonstrou resultados promissores, necessitando ainda de algumas melhorias e correções. Ainda existem alguns testes a realizar na sala de aula com esta framework, mas acreditamos queeste poderá ser efectivamente o caminho para o ensino de aplicações para sistemas embebidos e ciberfísicos, principalmente em cursos orientados a software, onde a afinidade com sistemas de baixo nível e hardware é inferior à com software., en=Embedded systems are present every day in our lives. From cars to planes, to our appliances. In recent years, efforts have been made to integrate teaching programs that address this issue in colleges. Despite all the proposals to facilitate the learning of embedded systems, there are still obstacles in the learning and production of these systems in the classroom. In order to address the difficulties inherent in the production of embedded systems, in recent years some tools have been produced that allow programmers to focus on the applications they want to develop rather than on these difficulties. These tools go through the development of operating systems, virtual machines or high-level abstractions. This work presents a framework focused on the learning of embedded and cyberphysical systems in IST. This framework consists of three components: a workbench, a set of practical exercises and a new code generation tool focused on the development of distributed embedded applications. After the introduction of the workbench and the set of exercises in the classroom, we understand that this type of artifacts stimulates teaching and enthusiasm. The code generation tool has shown promising results but still needs some improvements and corrections. There are still some tests to be done in the classroom with this framework, but we believe that this may be the way to teach applications for embedded and cyberphysical systems, especially in software-oriented courses, where affinity with low-level systems and hardware is inferior than with software.}
{pt=Sistemas embebidos; framework; ensino, en=Embedded systems; framework; education}

Novembro 5, 2018, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alberto Manuel Ramos da Cunha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar