Dissertação

{en_GB=Enclothed Cognition in Virtual Worlds} {} EVALUATED

{pt=Estudos demonstraram que usar diferentes roupas pode ter diferentes efeitos no processo cognitivo humano, a este efeito dá-se o nome de Cognição "Enroupada". Este trabalho tem como objetivo verificar se esta influência também está presente num espaço virtual quando o jogador é representado por um avatar virtual controlado pelo mesmo. Através do \textit{Unreal Engine 4} e da \textit{Nvidia APEX clothing}, foram criados três cenários virtuais distintos. No primeiro a personagem está vestida com roupas casuais. Nos outros dois veste uma bata. No entanto, um dos casos é subentendido que a bata pertence a um médico e no outro a um pintor. Em todos os cenários os jogadores executaram tarefas de resolução de problemas. 51 participantes foram distribuídos e jogaram pelos vários cenários e os resultados sugerem que os efeitos de cognição "enroupada" nem sempre se manifestam em ambientes virtuais., en=Studies have shown that wearing different clothes have different effects on human psychological processes, an effect referred to as enclothed cognition. This work aims at verifying whether this influence is also present in a virtual space where a person is represented by an avatar he/she controls. Using Unreal Engine 4 and Nvidia's APEX clothing, we created three distinct virtual scenarios. In the first one, the player's character is dressed in casual clothes. In the other two, they dress in a lab coat. However, one is implied as belonging to a doctor and the other to a painter. In all scenarios users performed problem solving tasks. 51 participants were distributed and played through the different scenarios and the results suggest that the effects of enclothed cognition are not always observed in virtual environments.}
{pt=Cognição "Enroupada", Cognição Incorporada, Avatares Virtuais, Ambientes Virtuais, en=Enclothed Cognition, Embodied Cognition, Virtual Avatars, Virtual Environments}

julho 26, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar