Dissertação

{pt_PT= Non-visual Locomotion Techniques for Mobile Virtual Environments} {} EVALUATED

{pt=Já foi estabelecido por numerosos estudos que indivíduos cegos podem beneficiar bastante de realidade virtual obtendo informação sensorial adicional para navegar e explorar ambientes desconhecidos e criar um mapeamento mental preciso desse mesmo ambiente. Graças à introdução de smartphones de baixo custo no mercado consumidor, a realidade virtual atingiu assim o potencial para a adesão global. No entanto, para uma experiência totalmente imersiva e benéfica na realidade virtual, técnicas de locomoção eficientes e naturais devem ser implementadas. Embora este campo tenha sido alvo de muitos estudos, há uma falta de pesquisa no tema de locomoção não visual em realidade virtual móvel. Nesta tese, nós tentamos preencher essa lacuna desenhando e implementando três técnicas diferentes para a locomoção não visual, um D-Pad virtual, um D-Pad virtual com orientação fisicamente consciente e uma técnica tilt-to-walk fisicamente consciente. O nosso objectivo é determinar como a orientação física e diferentes métodos de input (gesto 3D versus input por toque) influenciam a imersão dos usuários, bem como a eficiência de navegação e exploração para a realidade virtual em contextos móveis. Para o efeito, realizámos uma avaliação de exploração e uma de navegação para cada técnica. Os nossos resultados não mostraram diferenças significativas nos desempenhos de cada técnica, apesar de uma quantidade significativa de participantes preferir o D-Pad com orientação fisicamente consciente., en=It has already been established by numerous studies that blind individuals can greatly benefit from virtual reality for additional sensory information input for navigating and exploring unknown environments and creating an accurate mental mapping of that same environment. Due to introduction of low cost smartphone adapters, virtual reality has reached the potential for mainstream adoption. However, for a fully immersive and beneficial experience in virtual reality, efficient and natural locomotion techniques must be implemented. Although this field has been the target of many studies, there is a lack of research regarding non-visual locomotion in mobile virtual reality. In this thesis, we attempt to fill this gap by designing and implementing three different techniques for non-visual locomotion, a virtual D-Pad, a virtual D-Pad with physically-aware orientation and a tilt-to-walk physically aware technique. Our goal is to determine how physical orientation and different inputs (3D gesture versus touch input) influence user immersion as well as navigational efficiency for virtual reality in mobile contexts. For this purpose, we conducted a exploration and navigation evaluation for each technique. Our results showed no significant differences in the performances of each technique despite a significant amount of participants preferring the Directional D-Pad with physically-aware orientation.}
{pt=Pessoas invisuais, Locomoção, Realidade Virtual, Smartphone, en=Blind, Locomotion, Virtual Reality, Smartphone}

Outubro 31, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar