Dissertação

{pt_PT=Tipsters: Promoting Trust in Online Tip Sharing Platforms} {} EVALUATED

{pt=Apostar em eventos desportivos é uma atividade em crescimento na nossa sociedade. Muitas pessoas procuram ajuda para definir as suas apostas. Desenvolvemos uma plataforma (Tipsters) para ajudar os apostadores neste processo. Enfrentámos o desafio de promover confiança entre os utilizadores em ambientes online, nomeadamente em sites que envolvem transações entre eles. Utilizámos um jogo de confiança com três condições de reputação (positiva, negativa, ausente) e três condições de vídeo (confiável, não confiável, ausente) num design 3 x 3 within-subject para medir o impacto dos vídeos e reputação dos vendedores na promoção de confiança. Os compradores classificaram a confiança nos vendedores e decidiram se compravam um item ao vendedor. A reputação positiva e os vídeos confiáveis contribuíram para maiores taxas de compra e confiança dos compradores. Videos confiáveis levaram a taxas de compras mais altas e a uma maior confiança dos compradores em relação à reputação positiva e às outras condições de vídeo. Os resultados obtidos influenciaram os requisitos e o design da nossa plataforma., en=Sports betting is an activity with increasing popularity in our society. Many people seek help to decide where they should place their bets. We developed a platform (Tipsters) to help gamblers in this process. The main challenge that we faced was the process of building trust among users in online environments, namely in websites that involve transactions between them. We used a trust game with three reputation conditions (positive, negative and missing) and three video conditions (trustworthy, untrustworthy and missing) in a 3 x 3 within-subject design to measure the impact of seller videos and reputations scores on promoting trust. Buyers decided whether or not to buy an item from the seller and rated the trust on the seller. Reputation and videos had a significant main effect on buyers’ trust and purchase decisions. Positive reputation and trustworthy videos contributed to higher purchase rates and buyers’ trust. Trustworthy videos led to higher purchase rates and trust ratings than positive reputation and other video conditions even if they had a better reputation score. The results obtained influenced the requirements and design of our platform.}
{pt=Apostas desportivas, Dicas de apostas desportivas, Confiança online, Reputação, Vídeo, en=Sports Betting, Sports Tip, Online Trust, Reputation, Video}

Novembro 9, 2017, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar