Dissertação

{en_GB=ADAM: Adaptive Microlearning using Virtual Flashcards in Blended Learning} {} EVALUATED

{pt=As cadeiras universitárias requerem que os alunos aprendam grandes quantidades de informação para terem sucesso. Ainda que a maioria ou totalidade desta informação seja dada em aulas físicas, estas aulas têm como alvo o corpo de estudantes como um todo. Alguns estudantes podem, por isso, não conseguir acompanhá-las e deixar escapar informação devido a distracções. Factores como falta de motivação e de tempo podem ainda impedir os estudantes de efectuar um estudo regular. Esta dissertação descreve uma aplicação móvel de micro-aprendizagem adaptável baseada em cartões de memória virtuais e a sua integração numa cadeira universitária, bem como os resultados obtidos a partir dos dados de utilização recolhidos e de entrevistas realizadas com professores e estudantes desta cadeira. Ambos consideram esta abordagem muito promissora e eficaz, e parece beneficiar ambas as partes. Os primeiros resultados sugerem que as notas subiram com a introdução do ADAM, ainda que os estudantes só o utilizassem perto das datas das suas avaliações., en=University classes require students to learn large amounts of information in order to succeed. Even though most or all of this information is lectured in physical classes, such classes target the body of students as a whole. Therefore, some students may not be able to keep up with them and may miss information due to distractions. Factors like lack of motivation and time constraints may also prevent students from keeping their own regular study schedule. This dissertation describes an adaptive mobile microlearning application based on virtual flashcards and its integration in a university class, as well as the results obtained from the usage data collected and interviews conducted with teachers and students of this class. Both think this approach is very promising and effective, and it seems to benefit both parties. First results suggest that grades increased when ADAM was introduced, even though students only used it near evaluation dates.}
{pt=micro-aprendizagem, móvel, adaptável, cartões de memória, aprendizagem híbrida, universidade, en=adaptive, mobile, microlearning, flashcards, blended learning, university}

Novembro 9, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar