Dissertação

{en_GB=Peer Grading in Gamified Blended Learning Environments} {} EVALUATED

{pt=A aprendizagem mista e a gamificação tornaram-se dois principais conceitos utilizados no ensino superior, a fim de melhorar a motivação e envolvimento dos alunos nas actividades de um curso. Para se utilizar gamificação como uma abordagem de aprendizagem, é necessário aplicar elementos e princípios de jogos na educação. Elementos de jogos podem ser utilizados como ferramentas para avaliar resultados de aprendizagem dos alunos - o professor tem que continuamente atribuir prémios aos trabalhos dos alunos à medida que eles vão produzindo novos resultados de aprendizagem. No entanto, este tipo de método de avaliação não se consegue escalar devidamente se o número de alunos é elevado ou se os resultados de aprendizagem são demasiado complexos. Uma solução típica para resolver este problema é utilizar avaliação de pares como método de avaliação. Nesta tese é explorado se a avaliação de pares pode ser utilizada como um método de avaliação válido em ambientes gamificados e com aprendizagem mista, tendo em conta a possível presença de influências, tais como amizades ou diferença de gênero. Um módulo escalável foi desenvolvido e instanciado num curso superior e avaliado através de dados obtidos da actividade de avaliação de pares e de testes de usabilidade. Os dados obtidos foram posteriormente analisados. Os resultados revelaram que não existe diferença significativa entre as notas dadas pelos alunos e pelas notas dadas pelos professores, e que o sistema do módulo foi fácil de utilizar mas, em alguns casos, os utilizadores necessitariam de alguma aprendizagem para realizar acções mais complexas., en=Blended learning and gamification have become two main concepts used in higher education, in order to improve students motivation and engagement in course activities. To use gamification as a learning approach, it is necessary to apply game elements and principles into the educational context. Game elements, such as badges or experience points, can be used as tools to assess student’s learning outcomes - the professor has to continuous reward student’s work as they produce new learning content. However, this type of assessment procedure cannot scale properly if the number of students is high or if the learning outcomes are too complex to handle. One typical solution to solve this problem is using peer grading as an assessment procedure. In this thesis is explored if peer grading can be used as a valid assessment procedure in gamified blended learning environments, taking into account the possible presence of bias, such as gender and friendship. A scalable and modular peer grading plug-in was developed and instantiated in a higher education course (with blended learning and gamification implemented as educational approaches) and evaluated through data collected from the course’s peer grading activity and usability tests. The retrieved data were subsequently analyzed. The results revealed no significant difference between students and professor assessment grades, and that the plug-in system was easy to use but, in some cases, users would require some learning experience to perform more complex actions.}
{pt=Aprendizagem mista; Avaliação de pares, en=Blended learning; Peer grading}

novembro 10, 2016, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado