Dissertação

{en_GB=Using Gamification to Engage Users in Social Media Applications } {} EVALUATED

{pt=A dificuldade que as organizações têm em manter o envolvimento dos utilizadores com as suas aplicações é um dos maiores problemas que têm que enfrentar. O baixo envolvimento dos utilizadores, para os casos particulares de aplicações de partilha de conteúdos e de redes sociais, leva a um eminente decréscimo na qualidade e novidade dos conteúdos que apresentam, o que pode resultar em ultima instância no abandono da utilização destes sistemas. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um método de gamificação, que utiliza vários elementos e técnicas presentes nos jogos para criar novos comportamentos e alterar e motivar alguns já existentes, dando sempre que possível feedback de uma forma apelativa e promovendo assim o envolvimento dos seus utilizadores. A metodologia escolhida para guiar esta pesquisa foi a Design Science Research. Foram utilizadas duas iterações para o desenvolvimento da nossa proposta, cada uma caracterizada por um conjunto de elementos de gamificação. A demonstração da nossa proposta foi realizada num ambiente real, numa aplicação de partilha de conteúdos e de redes sociais, chamada SKAN. Para avaliar a proposta apresentada, utilizamos uma framework de avaliação e técnicas para medir o nível de envolvimento dos utilizadores, que incluem recolha de dados da interação dos utilizadores com o sistema, questionários de usabilidade e adopção do método e feedback dos utilizadores e da equipa do SKAN. Apesar das limitações encontradas durante a avaliação da nossa proposta, o método desenvolvido é promissor em aumentar o envolvimento e a participação dos utilizadores, mantendo como foco os interesses da comunidade., en=The difficulty that organizations have to maintain user engagement to their social media applications is one of the biggest problems they face. Lack of user engagement, for the particular cases of content sharing and social networking applications, leads to an eminent decrease of the quality and novelty of the available contents, that will result in the abandonment of the system. This research proposes the development of a gamification method that uses game elements and game design techniques to create new user behaviors and change and promote existing ones, providing real-time feedback in a enjoyable way and thus promoting user engagement. Design Science Research Methodology (DSRM) was the chosen methodology to guide this research. Two iterations were used to the development of our proposal, each one characterized by a set of gamification elements. The demonstration of our proposal was conducted in a real environment, in an application of content sharing and social networking, called SKAN. In order to evaluate our proposal, we used an evaluation framework and techniques to measure user engagement that include data collection from the user interaction with the application, surveys conducted to analyze the usability and adoption of the proposal and feedback from the users and SKAN management team. Although the limitations we faced during the evaluation of our proposal, the method developed appears to be promising in increasing the engagement and overall participation of the users in social media applications of this type, maintaining the focus on the interests of the community.}
{pt=Redes Sociais, Partilha de Conteúdos, Envolvimento-do-Utilizador, Gamificação, Elementos-de-Jogos, Mudança-Comportamental., en=Social Media, Content Sharing, User-Engagement, Gamification, Game-Design, Behavior-Change.}

Novembro 14, 2016, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado