Dissertação

{en_GB= Procedural Content Generation for Cooperative Games} {} EVALUATED

{pt=Geração de conteúdo procedimental, um tópico mais popular agora que nunca, é um conceito interessante com várias áreas de aplicação. Por outro lado, cooperação em jogos é um tema cada vez mais investigado e jogos cooperativos têm se tornado cada vez maiores e comuns. Uma quantidade apreciável de investigação tem sido elaborada em ambos temas, no entanto a conjunção das áreas não tem sido explorada. Este trabalho pretende começar a ligar os conceitos explorados em tanto jogos cooperativos e produção procedimental de conteúdo. Investigação existente é comparada em ambas as áreas e verifica-se de que modo um gerador procedimental de níveis cooperativos pode ser conceptualizado. Neste trabalho, um gerador procedimental de níveis cooperativos é também implementado para o jogo Geometry Friends. Em conclusão, limitações e obstáculos são revistos e áreas de melhoria e por onde continuar são discutidas, sobre o tema Geração Procedimental de Conteúdo para Jogos Cooperativos., en=A popular topic more now than never, procedural content generation is an interesting concept with applications in numerous content creation areas, such as in game development. On the other hand cooperation in games is also an increasingly researched theme and cooperative games have become more common and more massive. A noticeable amount of research has been done on both these subjects, however, little work has been done on a joint effort on both of these areas. This work attempts to start filling the gap, linking together concepts worked on both cooperative games and procedural level generation and what makes them interesting. Existing research is compared on both areas and what ways a cooperative level generator can be conceptualized are evaluated. In this work a procedural cooperative level generator is also implemented, for the game Geometry Friends. Finally limitations and set backs are looked upon and possibilities of improvement and future work is discussed, aimed at the subject of Procedural Level Generation for Cooperative Games.}
{pt=Cooperação; Procedimental; Nível, en=Cooperation; Procedural; Level}

novembro 5, 2015, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

CO-ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar