Dissertação

{en_GB=Coherent Ray-Space Hierarchy via Ray Hashing and Sorting} {} EVALUATED

{pt=Nós apresentamos um algoritmo para a criação de uma hierarquia multinível no espaço dos raios de raios coerentes que corre no GPU. O nosso algoritmo usa rasterização para processar os raios primários e posteriormente usa esses resultados como entrada para a criação da hierarquia de raios secundários. O algoritmo gera um conjunto de raios; cria índices para esses raios, de acordo com os seus atributos; e ordena-os. Deste modo geramos uma lista de raios que são coerentes com os seus adjacentes. Para melhorar o desempenho ainda mais, subdividimos a geometria da cena num conjunto de esferas envolventes que são posteriormente intersectadas com a hierarquia de raios para diminuir o número de falsos positivos nos testes de intersecção com primitivas. Demonstramos que a nossa técnica diminui de forma notável o número de intersecções entre primitivas necessárias para renderizar uma imagem, em particular até cerca de 50% menos do que o algoritmo usado como base., en=We present an algorithm for creating an n-level ray-space hierarchy (RSH) of coherent rays that runs on the GPU. Our algorithm uses rasterization to process the primary rays, then uses those results as the inputs for a RSH, that processes the secondary rays. The RSH algorithm generates bundles of rays; hashes them, according to their attributes; and sorts them. Thus we generate a ray list with adjacent coherent rays to improve the rendering performance of the RSH vs a more classical approach. In addition the scenes geometry is partitioned into a set of bounding spheres, intersected with the RSH, to further decrease the amount of false ray bundle-primitive intersection tests. We show that our technique notably reduces the amount of ray-primitive intersection tests, required to render an image. In particular it performs up to 50% better in this metric than the algorithm used as a base.}
{pt=Rasterização, Ray-Tracing, Indexaçao de Raios, Ordenamento de Raios, Volumes Envolventes, Hierarquias, en=Rasterization, Ray-Tracing, Ray-Hashing, Ray-Sorting, Bounding-Volumes, Hierarchies}

Outubro 30, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Vasco Costa

INESC-ID

Investigador