Dissertação

{en_GB=MiniPool: Real-time artificial player for a 8-Ball video game} {} EVALUATED

{pt=A importância da inteligência artificial em jogos tem vindo a crescer ao longo dos anos devido ao contínua aumento do seu realismo e a necessidade de manter a sua imersividade enquanto se joga. Jogos como o Bola 8 oferecem muitos desafios interessantes para ambas as comunidades de IA e optimização devido ao seu características contínuas e estocásticas do domínio. Para ter sucesso, um jogador deve ser capaz de planear a melhor sequência de tacadas e executar a tacada escolhida com exactidão e precisão, para não perder o turno. Já existem vários bons jogadores artificiais desenvolvidos, porém tendem a demorar mais do que 30 segundos para seleccionar e executar uma tacada. Sob circunstâncias normais, um jogador iria desistir de jogar o jogo se tivesse que esperar tanto tempo para jogar. Neste documento proponho uma solução para um jogador artificial 8-Ball que responde em tempo real usando um algoritmo de procura baseado em Monte-Carlo e Expectimax com técnicas de raytracing., en=The importance of artificial intelligence in games has been growing over the years due to their continuous increasing realism and the need to keep their immersiveness while playing. Games like 8-Ball offer many interesting challenges to both communities of AI and optimization duo to the continuous and stochastic characteristics of the domain. To succeed a player must be able o plan the best sequence of shots and execute a shot with accuracy and precision, so he doesn’t lose the turn. There are already several good artificial players developed, however they tend to take more than 30 seconds to select and executed a shot. Under normal circumstances a player would give up playing the game if he had to wait that long to play. In this document I propose a real-time solution for a 8-Ball artificial player using a Monte-Carlo Expectimax hybrid search algorithm with raytracing techniques.}
{pt=Jogador Artificial, Brilhar, Bola 8, Jogo Estocástico, Jogo de Vídeo, Tempo-Real, en=Artificial Player, Billiards, 8-Ball, Stochastic Game, Video Game, Real-time}

novembro 6, 2015, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar