Dissertação

{pt_PT=Coup Agents: Agents that play a deception game} {} EVALUATED

{pt=Este trabalho investiga como construir um agente que, implementado numa entidade robótica, é capaz de jogar um jogo social de decepção, chamado COUP, ao mesmo nível de humanos. Para que tal seja possível, começámos por primeiro definir o problema em geral, seguido pela definição da solução a esse problema. Produzimos depois um algoritmo que implementámos no nosso agente de forma a tomar as decisões para o jogo do COUP. Este algoritmo é baseado na minimização de arrependimento contrafactual. Seguidamente, implementámos um sistema completo baseado na solução mencionada anteriormente com o objectivo de testarmos a nossa hipótese. Este sistema incluí a arquitectura do nosso agente, a interface do jogo e uma parte relativa ao robot que usámos para representar o nosso agente no mundo real, o EMYS. Para provarmos a nossa hipótese, criámos uma experiência com quatro diferentes condições, uma condição de grupo e uma individual, e uma condição de mentira, onde o agente era capaz de mentir, e uma condição de verdade, onde o agente só poderia agir de forma verdadeira. Em todas as condições o nosso agente foi capaz de jogar ao mesmo nível dos humanos, com excepção da condição individual em que podia mentir, onde foi levemente melhor jogador que os seus oponentes humanos. Isto prova que é realmente possível um agente artificial jogar um jogo de decepção ao mesmo nível de um humano. Finalmente, este documento também apresenta algumas sugestões para trabalho que pode ser realizado no futuro com o objectivo de melhorar este projecto em geral., en=This work investigates how to build an agent that, by being implemented in a robotic entity, is capable of playing a deceptive social game called COUP at the same level of humans. To be able to do so, we first start by defining the overall problem followed by how our solution should be. We then produce an algorithm to make the decisions for the COUP game, which is based on minimizing counterfactual regret. We also implement a whole system based on the before mentioned solution that we defined, so that we can test our hypothesis. This system includes our agent’s architecture, the game interface and EMYS, which is the robot we use to physically represent our agent. To prove our hypothesis we devise an experiment with four different conditions, a group and individual condition, and a lie and truth condition, where our agent is allowed to lie, lie condition, and where it is only allowed to act truthfully, truth condition. In every condition, our agent is capable of playing at the same level of humans, with the exception of the individual lie condition, where he is slightly better at playing the Coup game than its human opponents. This proves that it is indeed possible for an artificial agent to play a deception game at the same level of humans. Finally, this document also provides some suggestions for future work to be done in order to improve this overall project.}
{pt=Decepção, Robot Social, Coup, Jogos de Tabuleiro, Interação Humano-Robot, en=Deception, Social Robot, Coup, Board Games, Human-Robot Interaction}

novembro 17, 2015, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático