Dissertação

{en_GB=Believable Interactions Between Synthetic Characteres} {} EVALUATED

{pt=É frequente a necessidade do jogador humano de interagir e cooperar com personagens sintéticos, que por sua vez também interagem e cooperam entre si. No entanto, a não ser que a acção seja estritamente linear e parametrizada, a expressão de interacção é muitas vezes confusa, e de difícil leitura para o jogador. Este trabalho explora a forma em como os princípios de animação tradicional podem ser aplicados à expressão de interacção entre actores, tanto sintéticos como humanos, e tornar a comunicação e a cooperação mais credível e a experiência mais imersiva. Para validar o nosso trabalho, implementámos o nosso modelo num jogo multi-jogador de desporto, no qual cada personagem é um jogador artificial, e pedimos a participantes que vissem vídeos das interacções e respondessem a perguntas relacionadas com os vídeos. Os dados que recolhemos sugerem que a nossa abordagem não só melhora significativamente a credibilidade como também torna as interacções entre os agentes mais fáceis de compreender e a acção mais fácil de interpretar., en=The human player is often required to interact and cooperate with synthetic characters, which also cooperate and interact with each other. However, unless the action is tightly linear and scripted, the expression of interaction is often confusing and difficult to understand by the human player. This work explores how traditional animation principles can be applied to the expression of interaction between the actors, both synthetic and human, and make the communication and cooperation more believable and the experience more immersive. To validate our work, we implemented our model in a multiplayer sports-game, where each character is an artificial player, and asked participants to evaluate videos of the interactions. The data we collected suggests that our approach not only significantly improves believability, but also makes the interactions between agents easier to understand and the action easier to interpret.}
{pt=credibilidade, interacção entre agentes, videojogos, intenções, antecipação, en=believability, agent interaction, videogames, intentions, anticipation}

Junho 2, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar