Dissertação

{en_GB=Modelling on Interactive Surfaces for 3D Fabrication} {} EVALUATED

{pt=A disponibilidade e utilização de objectos 3D aumentou durante os últimos anos, junto com o fabrico de baixo custo de objectos 3D. Tal cenário torna necessário que existam ferramentas para a criação e modificação destes objectos de forma eficiente e com abordagens naturais, permitindo que estas possam ser usadas por utilizadores experientes ou inexperientes. Com este trabalho, temos como objectivo desenvolver uma abordagem para modelação 3D com foco em impressão, que tira partido de métodos para recuperação de objectos 3D, criando uma experiência interactiva, bem como da utilização de superfícies interactivas. De forma a permitir uma experiência de interacção natural, criámos e discutimos abordagens que são baseadas apenas em toque, caneta, ou ambas. Depois de uma fase de avaliação com utilizadores, os resultados sugerem que abordagens baseadas em interacção com caneta são satisfatórias apesar de não serem tão eficientes e agradáveis quanto as baseadas em toque ou na combinação de toque e caneta, num cenário de modelação para impressão 3D., en=The availability and use of digital 3D objects increased over the recent years, together with low-cost 3D printing. Such scenario raised the necessity of tools to create and modify these objects efficiently and with natural approaches, so that they can be used by both trained and non-trained users. With this work, we propose to develop a walk-up-and-use 3D modelling approach aimed at 3D fabrication, that takes advantage of methods for 3D object retrieval to provide interactive feedback, and the use of interactive surfaces, as the latter are becoming increasingly more popular in devices such as smartphones, tablets and even tabletops. In order to provide a natural interaction experience, we developed and discussed approaches that are solely based on touch or pen interaction, and others that combine both. After conducting a user evaluation process, results suggest that pen-based approaches are satisfying although not as efficient and entertaining to the average user as the touch-based and combined pen and touch approaches, in modelling scenario for 3D fabrication.}
{pt=Multi-toque, Caneta, Modelação 3D, Recuperação de Objectos 3D, Impressão 3D, en=Multi-touch Interaction, Pen Interaction, 3D Modelling, 3D Object Retrieval, 3D Fabrication}

Junho 1, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alfredo Manuel Dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar