Dissertação

{en_GB=iPad Apps in Teaching Programs for kids with Autism Spectrum Disorder} {} EVALUATED

{pt=De dia para dia o uso de tecnologia como ferramenta de ensino tem vindo a aumentar. A apresentação de exercícios educacionais através de dispositivos electrónicos revela-se mais atractiva e mais cativante para o utilizador quando comparada com métodos tradicionais. O objectivo desta dissertação foi desenvolver uma aplicação móvel atraente que facilitasse a aprendizagem e aquisição de competências de leitura a crianças diagnosticadas com desordens do espectro autista. Para tal foi efectuado um estudo sobre o autismo e o impacto que tem nas crianças, assim como os métodos tradicionais de ensino utilizados com as mesmas. Também um estudo sobre a utilização da tecnologia como veículo de ensino foi efectuado, de forma a perceber quais os métodos e técnicas com mais sucesso numa aplicação deste foro. Depois de efectuada a pesquisa, e de concluirmos que a possibilidade de customização era um ponto-chave, foi então desenhada e arquitectada uma primeira versão desta aplicação. Esta aplicação foi depois testada e sujeita a várias evoluções com base em conselhos de uma profissional especializada em Educação Especial e Reabilitação. As últimas fases de implementação desta aplicação foram sujeitas a testes com um utilizador, diagnosticado com uma desordem do espectro autista, de forma a averiguar e aumentar a eficiência da mesma. Os resultados da avaliação realizada foram de encontro aos nossos objectivos uma vez que demonstram uma maior facilidade de aquisição de competências de leitura., en=From day to day, the use of technology as a teaching tool has grown. The presentation of educational exercises through electronic devices reveals itself as more attractive and captivating to the user when compared with traditional methods. The objective of this thesis was to develop an attractive mobile application that would make the development and acquisition of learning skills easier to children diagnosed with autism spectrum disorders. With that in mind, we researched about autism, its impact on children and traditional teaching methods available and used. Also, we researched how technology is used as a teaching tool in order to understand what are the methods and techniques most successful in an application of this kind. After the research was done, and after we concluded that the possibility of customization was one of the keys to success, we designed and architect one first version of this application. This version was then tested and submitted to several changes based on the feedback of a professional specialized in Special Education and Rehabilitation. The last implementation stages of this application were submitted to tests with a user diagnosed with an autism spectrum disorder, in order to test and enhance its efficiency. The results of the evaluation met our objectives given that they show that there is in fact an improvement in reading skills.}
{pt=exercícios educacionais, dispositivos electrónicos, aplicações móveis, crianças, desordens do espectro autista, en=educational exercises, electronic devices, mobile applications, children, autism spectrum disorder}

Junho 2, 2015, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar