Dissertação

{en_GB=Serious Game for Motion Disorders: Rehabilitation of Parkinson’s Disease Patients} {} EVALUATED

{pt=Os jogos sérios têm um propósito inteiramente diferente que apenas entretenimento: eles são pensados para educar, fazer planos, ajudar no processo de tomada de decisões ou, como veremos nesta dissertação, permitir às pessoas idosas e doentes recuperar das suas doenças e incapacidades. O objetivo deste tipo de jogos é resolver problemas através de atividades divertidas e interativas. Estes devem ter um efeito benéfico nos jogadores, fazendo-os ter um progresso percetível durante todo o tratamento. A nossa intenção era desenvolver um jogo sério para a reabilitação de pacientes que sofrem da doença de Parkinson. Nesta dissertação exploramos o uso de jogos sérios e tecnologias que possam ajudar os pacientes, melhorando o seu estilo de vida, retardando ou reduzindo o uso de medicamentos, ainda que mantendo ou melhorando as suas funções motoras e cognitivas. Também descrevemos a doença de Parkinson e quais os tratamentos e terapias normais em comparação com a nossa solução. A nossa metodologia é baseada num jogo desenvolvido em Unity e usando o Kinect, onde os jogadores têm que realizar uma série de tarefas significativas (desafios). A intenção é causar os benefícios anteriormente referidos enquanto os pacientes são monitorizados pelos médicos e terapeutas, os quais controlam os parâmetros sobre os quais o jogo corre, adaptados e personalizados para cada paciente específico. Os objetivos principais foram alcançados, com satisfação provada e com excelentes comentários tanto dos pacientes como dos médicos e terapeutas., en=Serious games have an entirely different purpose than just entertainment: they are meant to educate, make plans, help in the decision making process or, as we will see in this dissertation, enable ill and elderly people recover from their illness and disabilities. These games’ goal is to help solve problems through interactive and fun activities. They should have a benefic effect on the players, having them make a noticeable progress throughout the entire treatment. Our aim was to develop a serious game for Parkinson’s disease patients. In this dissertation we explore the use of serious games and technologies to aid patients, by improving their lifestyle, delaying or reducing drug use, while still maintaining or improving function. We also describe the disease and its normal treatments for comparison with our solution. Our methodology is based on a game developed with Unity and using Kinect, where players have to perform a series of meaningful tasks (challenges) that aim to have the benefits previously referred, while being monitored by the therapists and doctors, who also control the parameters on which the game runs, tailored to each specific patient. The main goals were achieved, with proven satisfaction and great feedback both from the patients and doctors/therapists.}
{pt=videojogos, doença de Parkinson, deficiências motoras, jogos sérios, jogos para a saúda, jogos para os idosos, en=videogames, Parkinson’s disease, motor disabilities, serious games, games for health, games for elderly}

novembro 27, 2014, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar