Dissertação

{en_GB=Monitoring Student's Curricular Performance in Higher Education} {} EVALUATED

{pt=Actualmente os estudantes do ensino superior são expostos a grandes níveis de stress, sendo constantemente assediados com distracções que comprometem o seu desempenho e objectivos referentes ao estudo e resultados de aprendizagem. Da mesma forma, instituições de ensino superior não têm ao seu dispor ferramentas adequadas a acompanhar, em tempo real, o desempenho curricular dos estudantes. Este facto é responsável pelo atraso na identificação de problemas de estudo, que por sua vez tem um impacto negativo na qualidade da instituição de ensino. O problema pode lidado com o uso de um sistema de monitorização que acompanha o desempenho dos estudantes ao longo do seu percurso curricular. Facultar professores e alunos com um cockpit informacional que evidencia um conjunto de indicadores, permitirá o acompanhamento da evolução e progresso dos estudantes de acordo com os objectivos de aprendizagem referentes a cada instituição do ensino superior. Aliado com mecanismos de alerta, um cockpit aumentaria significativamente o controlo que estudantes, professores e instituições teriam sobre as suas actividades. Ao aplicar conceitos usados actualmente no mundo empresarial, é proposto um modelo de monitorização de actividades em tempo real, definindo componentes estruturais chave tais como modelos de informação, modelos de monitorização e desenho e dashboards aplicados ao ensino superior., en=Nowadays higher education students are exposed to high levels of stress, and are constantly harassed with distractions that compromise objectives and performance levels found in terms of study and learning outcomes. Correspondingly, higher education institutions do not have at their disposal appropriate tools to follow in real time students’ curricular performance. This provides a significant delay in problem identification and will, in turn, have a negative impact on the institutions quality. The problem can be addressed by using a business activity monitoring system that monitors the curricular performance of students throughout their academic endeavor. By providing teachers and students with an informational cockpit that outlines a set of indicators, providing clear context awareness about their performance, we allow them to follow their evolution and progress in accordance with the acquisition of knowledge objectives expected by each Higher Education Institution. Allied with alarming mechanisms, such a cockpit would greatly increase the control students and institutions would have on their activities. By applying corporate concepts used today in the business world, we propose a real time business activity monitoring tool by defining key structural elements such as information models, activity monitoring models and dashboard design applied to a higher education envi-ronment.}
{pt=Monotorização de Actividades de Negócio, Ensino Superior, Dashboard, Indicadores, en=Business Activity Monitoring, Higher Education, Dashboard, Indicators}

novembro 10, 2014, 0:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gabriel César Ferreira Pestana

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Prof Auxiliar Convidado