Dissertação

{pt_PT=Templates for Calculating IT Services Costs} {} EVALUATED

{pt=A maioria dos atuais e futuros modelos de negócio necessitam do envolvimento de recursos das TI. Os mercados evoluem a uma velocidade cada vez maior, exigindo uma adaptação constante dos processos de negócio à realidade, o que leva a níveis mais altos de exigência nas TI. A crise que afetou a maior parte da economia mundial obriga as organizações a permanecerem eficientes e competitivas. O rápido crescimento dos investimentos nas TI pressiona de forma crescente a gestão dos seus custos para que possam pesar claramente os seus benefícios. No entanto, implementar essa gestão é um projeto difícil, não só devido aos métodos de custeio eficientes estarem fora do alcance da maioria das organizações mas também às particularidades dos Serviços de TI. Como solução para este problema, propomos um modelo de custeio usando Templates de processos de negócio para calcular os custos dos Serviços de TI, tendo em conta essas particularidades. Finalmente, demonstraremos o nosso modelo de custeio através de estudos de campo e iremos avaliá-lo através de entrevistas, da Framework de Moody e Shanks, dos princípios de Österle e do feedback de peritos e praticantes., en=The majority of current and future business models are relying on the involvement of IT resources. Rapidly changing markets require a constant adaptation of business processes to reality, which leads to higher requirements for IT. The crisis that affected most of the world's economy also forces organizations to stay efficient and competitive. The rapid growth of IT investments increased the pressure on managing IT costs for clearly weighing its benefits. However, it is a very difficult venture, not only because efficient costing methodologies are out of reach for most organizations but also because of the characteristics of IT Services. As a solution to this problem, we propose a model using business process templates to calculate IT Services costs and taking into account those characteristics. Finally, we will demonstrate the model through field studies and evaluate it through interviews, Moody and Shanks Framework, Österle principles and feedback from experts and practitioners.}
{pt=Custeio, Serviços de TI, TDABC, Templates, ITIL, Processos de Negócio, en=Costing, IT Services, TDABC, Templates, ITIL, Business Processes}

novembro 4, 2014, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar