Dissertação

{pt_PT=SocialVis: Aumentar o Conhecimento da Rede Social através de Visualização de Informação} {} EVALUATED

{pt=Com a popularidade dos Sites de Redes Sociais (SRS) como o Facebook, estão a ser geradas grandes quantidades de informação pessoal. No entanto, essa informação encontra-se fragmentada por diferentes conceitos (posts, chats, comentários, etc). Esta informação dispersa dificulta os utilizadores a terem uma perspectiva agregada das suas redes sociais. Embora exista trabalho relacionado que usa técnicas de visualização para oferecer factos mais interessantes aos utilizadores acerca das suas redes sociais, nenhum deles tem uma abordagem multidimensional: (1) as visualizações focam-se na rede em si e não são centradas no utilizador; (2) cada trabalho relacionado apenas se foca num conjunto particularmente reduzido de dimensões acerca da rede social. Esta tese argumenta que um conjunto de visualizações multidimensionais e centradas no utilizador melhoram significativamente o conhecimento que este tem acerca da sua rede social. Essas visualizações foram propostas e implementadas neste trabalho, originando um protótipo chamado SocialVis. Este protótipo fornece quatro vistas principais: (1) visão global da rede; (2) grupos partilhados; (3) likes partilhados; (4) interacções. Todas as vistas abordam diferentes dimensões da rede. Estas vistas estão também interligadas entre si, podendo reagir a filtros que o utilizador activa quando interage com as mesmas. Testes preliminares, testes de usabilidade e casos de estudo mostram que o SocialVis permite que os utilizadores consigam responder a questões complexas sobre a suas redes sociais, que seriam impossíveis ao usar apenas o Facebook., en=The popularity of Social Network Sites (SNS) like Facebook is generating high quantities of personal information. However, such information is scattered across different concepts (posts, chats, comments, etc). This dispersed information hinders users to have an aggregated perspective of their social networks. Although there is related work using visualization techniques to provide better insights to users about their social networks, none of them provides a multidimensional approach: (1) the visualizations focus on the network itself and are not user-centered; (2) each research work only focus on a particular narrow set of dimensions about the social network. This thesis argues that a set of multi-dimensional user-centered visualizations can improve users' insights about their social networks. We implemented such visualizations in a prototype called SocialVis, which provides four main views: (1) global view of the network; (2) shared groups; (3) shared likes; (4) interactions. All views spawn different dimensions of the social network. They are also interconnected and their visualizations react to filters that the user activates when interacting with them. Preliminary tests, usability tests and case studies show that SocialVis enables users to answer complex questions about their social networks that would not be possible while using only Facebook.}
{pt=Sites de Redes Sociais, Visualizações, Facebook, Centradas no Utilizador, Informação Pessoal, en=Social Network Sites, Visualizations, Facebook, User-centered, Personal Information}

novembro 4, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar