Dissertação

{en_GB=Interactive Physics-Based Rendering with AI-Accelerated Denoiser} {} APPROVED

{pt=O Ray Tracing tem sido, por muito tempo, a melhor escolha para produzir imagens fotorrealistas; no entanto, a qualidade da imagem tem um alto custo de desempenho. Além disso, métodos de Monte Carlo como estes têm a caracteristica de produzir imagens com alta variância se não forem renderizados por longos períodos de tempo. Os métodos de reconstrução são uma solução recente que visa remover o ruído das imagens geradas desta forma. Com o NVidia RTX, o traçar de raio foi aprimorado pelo hardware dedicado para calcular estruturas de aceleração e interseções de entre raios e primitivas geométricas. Isto permite que as simulações de transporte de luz sejam mais rápidas do que nunca. Neste trabalho, pretendemos comparar diferentes tipos de algoritmos de transporte de luz quando usados em conjunto com métodos de reconstrução, de forma que podemos, em última análise, responder se devemos continuar a investir em algoritmos mais complexos, agora que a reconstrução é uma nova ferramenta ao nosso dispor., en=Ray Tracing has, for long, been the best choice to produce photo-realistic images, however, the image quality comes at a high cost in performance. Furthermore, Monte Carlo methods such as these are known to produce high variance images if not rendered for long periods of time. Reconstruction methods are a recent solution that seeks to remove high variance from images generated this way. With NVidia RTX, ray tracing was enhanced by providing dedicated hardware to compute Acceleration Structures and ray-primitive intersections. This enables light transport simulations to be faster than ever before. In this work, we intend to compare different types of light transport algorithms when used in conjunction with reconstruction methods, so that we can ultimately answer if we should keep invest in more complex algorithms, now that reconstruction is available.}
{pt=Tempo Real, Monte Carlo, Path tracing, Bidirectional Path tracing, AI Denoiser, en=Real-Time Rendering, Monte Carlo, Path tracing, Bidirectional Path tracing, AI Denoiser}

Outubro 1, 2020, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado