Dissertação

{en_GB=MedUx: improving User eXperience in healthcare services} {} APPROVED

{pt=Hoje em dia, existem muitas tecnologias com uma diversidade de interfaces e usabilidades. A experiência do utilizador (UX) engloba todos os aspectos da experiência que um usuário obtém de algum sistema, incluindo a interação física, como a interface cliente-servidor e o design gráfico. Nos serviços de saúde, UX é um conceito fundamental que pode afetar drasticamente tanto os pacientes como os profissionais. Indo desde dispositivos que fornecem dados clínicos e análises recuperadas de pacientes, até websites, onde os usuários podem realizar muitas de suas tarefas habituais, reduzindo o engarrafamento nas secretarias de hospitais. O objectivo desta tese é definir directrizes UX para websites de cuidados de saúde, melhorando a experiência do utilizador. Compreender os conceitos de design UX que podem ser usabilidade, design visual, e factores humanos. Por essa razão, o estudo do comportamento humano relacionado com o web design é necessário. Propomos um total de noventa e quatro directrizes relativas aos diferentes aspectos que afectam os conceitos acima mencionados. As directrizes estão organizadas em diferentes categorias, tais como Layout da Página, Navegação e muito mais. Após definir as diretrizes UX, redesenhamos um portal existente para uma empresa chamada Medclick. A organização oferece diferentes serviços relacionados com os serviços de saúde, tais como marcar uma consulta. Com este caso prático, podemos comparar o desenho melhorado da Medclcik, com outras soluções de reserva online de cuidados de saúde. A partir da avaliação realizada, estas directrizes têm um impacto positivo na experiência do utilizador, identificando um resultado positivo da implementação destas directrizes., en=Nowadays, many technologies exist with a diversity of interfaces and usability. User experience (UX) encompasses all aspects of the experience that a user gets from some system, including physical interaction, how the interface serves the user and graphical design. In healthcare services, UX is a fundamental concept that can affect both patients and professionals dramatically. Going from devices that provide clinical data and analysis retrieved from patients to websites, where users can get a lot of their usual tasks done, reducing the bottleneck in hospital secretaries. The purpose of this thesis is to understand and define UX guidelines for healthcare websites, improving the user experience. Understanding UX design concepts, that can be usability, visual design, and human factors. For that reason, studying people behavior related to web design is another required factor. We propose a total of ninety-four guidelines regarding the different aspects that affect the concepts mentioned above. The guidelines are organized in different categories, such as Optimizing the User Experience, Page Layout, Navigation and more. After defining the UX guidelines, we redesign an existing portal, for a company called. The organization provides different services related to healthcare services, such as making an appointment, chat with doctors, and others. With this practical case, we could compare Medclcik's improved design, following the proposed guidelines, with other healthcare online booking solutions. From the evaluation performed, these guidelines were practical enough to impact positively the user experience. With these results, we could identify a positive result of implementing these guidelines.}
{pt=Experiência do Utilizador, Diretrizes, Usabilidade, Aspecto Visual, Fatores Humanos, Cuidados de Saude, en=User Experience, Guidelines, Usability, Visual Design, Human Factors, Healthcare}

Setembro 29, 2020, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

André Ferreira Ferrão Couto e Vasconcelos

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar