Dissertação

{en_GB=Capturing Unattended Demand In Bike-Sharing Systems} {} EVALUATED

{pt=Os serviços do Bike-sharing (SBS) estão a tornar-se num método de transporte relevante em várias cidades por todo o mundo devido às suas inúmeras vantagens, nomeadamente no que diz respeito a consciência ambiente e incentivo à actividade física. As redes de um SBS contêm estações de bicicletas, utilizadores, e, consequentemente, bicicletas a circular de uma estação para a outra pela cidade. Este conceito implica uma constante e precisa monitorização da performance da rede, de forma a assegurar que os utilizadores poderão usar o serviço de forma eficaz. Actualmente, esta monitorização é maioritariamente feita através de observações directas das estações, no que diz respeito à sua procura e o seu balanceamento (levantamentos, devoluções, estacções vazias e cheias etc.). Contudo, acreditamos que esta é uma abordagem incompleta e superficial à monitorização da rede. Este trabalho está determinado em acompanhar o utilizador ao longo da sua experiência com o SBS, e portanto monitorizar situações específicas do mundo real que actualmente não são detectadas. O principal foco será detectar situações de demanda não atendida silenciosa, que ocorre quando o utilizador é forçado a devolver a sua bicicleta a uma estação que lhe é menos conveniente, porque a estação mais conveniente estava por algum motivo indisponível. Desta forma, e dado que a posse de smartphones com capacidades sensoriais é cada vez mais comum, propomos uma biblioteca the métodos expostos através de uma API, integrando os conceitos de crowdsensing nas existentes aplicações móveis dos SBS. , en=Bike-sharing services (BSS) are becoming a relevant way of transportation on many cities across the globe due to its many advantages, namely reduced environmental impact and physical activity. BSS networks normally contain bike-stations, users, and consequently, bicycles flowing from one station to another across the city. This concept implies a constant and accurate monitoring of the network’s performance, in order to assure that the users will be able to efficiently use the service. Currently, this monitoring is mainly done through direct observations of the stations, concerning their bicycle demand and balance values (pick-ups, drop-offs, empty stations, full stations etc.). However, this is an incomplete and superficial way of approaching the measurement of the network’s performance. The goal of the thesis is set on accompanying the user throughout his/her BSS experience, and thus monitoring real life specific situations that are currently not being detected. The main focus is to detect silent unattended demand situations, which occur when a user is forced to use a station that is less convenient for him/her, because the intended one was for some reason unavailable. For this matter, and since the ownership of smartphones with sensorial capabilities is increasingly common, we propose a client library exposed through an API that integrates the concepts of mobile crowdsensing in current BSS mobile applications.}
{pt=Bike-sharing, Mobile crowdsensing, Biblioteca, Data Mining, Demanda não-atendida, en=Bike-sharing, Mobile crowdsensing, Library, Data Mining, Unattended Demand}

Junho 6, 2019, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

João Pedro Faria Mendonça Barreto

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar