Dissertação

{en_GB=Using Gamification for Time Tracking} {} EVALUATED

{pt=O registo de tempos tem sido gradualmente um problema real que as empresas lutam todos os meses. Elas vêm o seu departamento financeiro impossibilitado de pagar aos funcionários porque estes não registam a sua folha de horas antes da data final anunciada pela apresenta, o que impede o processo de pagamento por parte do departamento financeiro que não sabe como resolver este problema onde alertas e lembretes já não são suficientes. A nossa proposta para solução deste problema é a aplicação de Gamificação no processo, motivando os funcionários a preencher a sua folha horas e finalmente começar a quebrar as suas barreiras com este processo. Para conduzir o nosso trabalho, ao nível da estrutura, iremos seguir o Design Science Research Methodology e envolver os funcionários na definição da solução com diversos métodos como entrevistas, questionários e protótipos que nos irão definir e redifinir a melhor solução para eles. O nosso processo de design da solução irá seguir a Framework 6D que nos permite definir uma solução orientada aos objetivos do negócio da empresa e os comportamentos que os funcionários devem adotar para atingir esses objetivos, irá também escolher os ciclos de atividade da gamificação juntamente com as mecânicas e elementos apropriados de modo a manter os utilizadores envolvidos e motivados com a solução. A avaliação da solução será baseada nas métricas descritas na proposta, questionários sobre o impacto da mudança do processo, entrevistas e feedback dos utilizadores irão permitir-nos definir a melhor solução para resolver o problema anunciado nesta tese. , en=Time tracking has been gradually a real problem that companies fight every month. They see their Finance Department, not able to pay employees because most of them didn't fill their timesheet before the deadline announced by the company which blocks the billing process by Finance Department, who not knowing how to solve this problem, alerts and reminders aren't enough to make people fill their timesheets. We propose gamification as a solution for improving Time Tracking, motivating employees to fill their timesheets and finally start to break their barriers with the timesheet submission process. To conduct our work, we follow the Design Science Research Methodology and involved those employees in the solution design process with a wide range of methods, including interviews, surveys and prototypes which allow us to define and redefine our work. Our solution design process will follow the Framework 6D which allows us to define a solution according to company business objectives and define the behaviors which users must adopted to achieve those objectives, to choose the right activity loops with the appropriate gamification elements & mechanics to keep users engaged and motivated. We evaluate our solution with metrics described on the proposal, questionnaires about the impact of process change, interviews and users feedback which will able us to refine our solution for solving the research problem.}
{pt=Registo de tempo, Folha de horas, Gamificação, Motivação, en=Time Tracking, Timesheet, Gamification, Motivation}

Novembro 27, 2019, 18:0

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado