Dissertação

{en_GB=Gamification Outside Physical Borders} {} EVALUATED

{pt=A motivação para este trabalho veio da crença que a nossa civilização está cada vez mais ligada ao mundo virtual, e que utilizadores usam cada vez mais ferramentas de comunicacão virtuais de forma a poderem comunicar, sem necessidade dessa comunicacão ser feita presencialmente. Isto leva a um ambiente mais isolado, onde pessoas só saem de casa quando estritamente necessárrio (ir às compras ou ao trabalho, entre outros). Ao ver os efeitos positivos presentes em jogos, e usá-los em contextos que não envolvam jogos, foi criado o conceito de joguificação, que já é utilizado e investigado com várias abordagens. Contudo, não existe investigação feita com o âmbito de motivar os utilizadores a sair de casa. Para este propósito, abordámos este tópico e desenvolvemos GeoChest como uma possível solução. GeoChest combina Joguificação e Geocaching, uma atividade ao ar livre, numa tentativa de perceber que técnicas de joguificação e mecânicas de jogo podem trazer uma resposta positiva dos utilizadores que usem a aplicação. No final, concluímos que não só a aplicação foi bem desenhada, como também as mecânicas de jogo implementadas foram bem recebidas pelos utilizadores, terminando esta dissertaçãao com a crença que fomos capazes de trazer contribuições interessantes para a investigação associada à joguificação., en=The motivation for this work came from the belief that our civilization is becoming more connected to the ”virtual” world, and that users are using virtual communication tools to be able to communicate, mostly without the need to communicate face to face. This leads to a more closed environment, where people exit their houses only when needed (get groceries, go to work, etc). By viewing positive effects of games on players, and using them in non-game contexts, gamification was created, and is already being used and researched with many approaches, but there is no research regarding its use on outdoor activities, as a motivator for people to exit their homes. For this purpose, we approached this topic and developed GeoChest as a possible solution. GeoChest combines Gamification and GeoCaching, an outdoor activity, in an attempt to understand which gamification techniques and game mechanics can bring a positive feedback from the users that use the application. In the end, we concluded that not only the application was well-designed, but also that most of the application’s game mechanics implemented were well-received by the users, ending this dissertation with the belief that we were able to bring some interesting contributions to Gamification research.}
{pt=Joguificação, Atividades ao ar livre, Geocaching, Satisfação do Utilizador, Motivação, en=Gamification, Outdoor Activities, Geocaching, User Satisfaction, Motivation}

Novembro 25, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar