Dissertação

{en_GB=OpTix versus Embree using Vertex Connection and Merging} {} EVALUATED

{pt=Com o aparecimento de novo hardware, os métodos de síntese de imagem utilizados em iluminação global começam a sintetizar imagens a taxas de quadros interativas. No entanto, apresentam alta complexidade e requerem adaptações específicas aos processadores e placas gráficas utilizadas. Desenvolvidos pela Nvidia e a Intel, Optix e Embree, respectivamente, resolvem estes problemas providenciando uma interface programável. O objetivo desta dissertação é implementar duas versões do algoritmo de iluminação global, VCM, para testar a capacidade destas ferramentas. Pretende-se, também analisar, estas implementações em termos da sua rapidez e da qualidade de imagem obtida., en=With the development of new and modern hardware, physically-based rendering methods are beginning to render scenes at interactive frame rates. However, they are complex to optimize and require specific hardware adaptations. To alleviate these problems, Nvidia developed Optix and Intel developed Embree. These frameworks provide a programmable ray tracing pipeline and state-of-the-art acceleration structures. As the interest and importance of them rise, these frameworks have been adopted by several commercial applications to accelerate rendering on modern parallel hardware. This thesis describes the implementation of a powerful global illumination technique called VCM in both frameworks. To test their merit, both solutions were compared in terms of image quality and performance.}
{pt=Embree, OptiX, Síntese de imagem, illuminação, VCM, Desenvolvimento paralelo, en=Embree, OptiX, Rendering, Global illumination, VCM, Parallel development}

Junho 2, 2016, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Vasco Alexandre da Silva Costa

INESC-ID

Investigador