Dissertação

{en_GB=ShopAssist - A Unified, Interactive, Location-Aware System for Shopping} {} EVALUATED

{pt=Ser capaz de localizar e identificar consumidores em estabelecimentos comerciais despoleta a possibilidade de usufruir de uma multiplicidade de novas funcionalidades. Por um lado, os consumidores podem desfrutar de funcionalidades como a navegação em ambientes interiores, localização de produtos, assim como aproveitar ofertas baseadas num determinado contexto. Por outro lado, os proprietários de negócios também beneficiarão disso através das métricas produzidas e análises de padrões de tráfego, aumento de receita e envolvimento do consumidor. Neste documento examinamos as tecnologias disponíveis que possibilitam isso e apresentamos um sistema capaz de disponibilizar e fazer uso de localização dentro de edifícios. O nosso protótipo utiliza pequenos dispositivos Bluetooth, designados de Beacons, para oferecer localização dentro de edifícios. Existem vários sistemas de localização para estabelecimentos comerciais, mas estes são altamente individuais, exclusivamente desenhados para uma loja específica. Nós, por outro lado, desenvolvemos uma aplicação móvel genérica capaz de localizar dinamicamente o utilizador dentro de edifícios, independentemente da loja, permitindo que várias lojas façam uso da mesma aplicação. Para além disso, um Sistema de Gestão de Conteúdos foi desenvolvido para abstrair os lojistas da complexidade de implantar um sistema de localização dentro de edifícios. Também disponibilizamos uma interface para gerir o conteúdo multimédia a ser mostrado na sinalização digital. Para validar o nosso protótipo, realizámos testes de precisão em diferentes cenários para avaliar a exactidão do sistema. Do mesmo modo, testes de carga foram efectuados para avaliar o desempenho do nosso servidor, assim como testes com utilizadores para medir a utilidade do sistema., en=Being able to locate and identify customers in shopping malls triggers the possibility of having a multitude of new features. On one hand, customers can appreciate features such as indoor navigation, product localization and enjoy location-based offers. On the other hand, business owners also benefit from it through the produced metrics and traffic pattern analysis, increased revenue and customer engagement. In this document we survey the available technologies that make this possible and propose a system capable of providing and making use of indoor localization. Our prototype relies on small Bluetooth devices, called Beacons, to provide indoor location, taking advantage of the fact that nowadays most people carry a smartphone. Different indoor-location aware applications for commerce exist, but these are purposely built for a specific store. We, on the other hand, developed a generic mobile application that dynamically locates users indoors, regardless of the store, enabling several stores to make use of it. Moreover, a Content Management System was developed to abstract Business Owners from the complexity of deploying an indoor localization system. We also provide an interface for controlling the media content to be displayed on the Digital Signage, enabling targeted content to be aimed at different shoppers. Towards validating our prototype, we performed accuracy tests in different scenarios to evaluate the accurateness of the system. Likewise, load tests were carried out to assess the performance of our server, as well as user tests to measure the usefulness of the system.}
{pt=Posicionamento interior, Conteúdo dirigido, Bluetooth Low-energy, Sinalização Digital, Context-awareness, Envolvimento do cliente móvel, en=Context-awareness, Indoor positioning, Targeted content, Bluetooth Low-energy, Digital Signage, Mobile consumer engagement}

Junho 2, 2016, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ricardo Jorge Feliciano Lopes Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar