Dissertação

{en_GB=Co-creativity in Videogame Level Design} {} EVALUATED

{pt=A motivação para este trabalho provém da ideia que existe potencial inexplorado no uso do computador como colega de trabalho para level designers de videojogos como fonte de estimulo criativo, não apenas como uma ferramenta, de forma a alcançar resultados, mais criativos do que aqueles criados de forma individual. A solução proposta consiste numa ferramenta co-criativa para desenho de níveis, com o objectivo de promover a criatividade através da parceria entre humano e computador na produção de conteúdo usando o editor de níveis do jogo Legend of Grimrock 2, explorando o paradigma do parceiro digital. A interface da solução pode ser usada para visualizar conteúdo gerado bem como para orientar o seu comportamento. As sugestões são geradas e iterativamente evoluídas por dois algoritmos genéticos e podem ser guiadas pelo designer nos domínios: innovation, objective e user map. Innovation gera conteúdo distinto do do designer, objective gera contúdo de acordo com certas características topologicas e user map gera conteúdo fortemente baseado no do designer. Os resultados mostram que esta abordagem pode ser promissora uma vez que toma em consideração os pequenos detalhes da interacção co-criativa como fonte de potencial estimulo criativo. Melhorias apontadas incluem uma forma de gerar padrões feitos pelo designer, contexto da selecção e uma forma de gerar sugestões on-demand ajudaram a definir uma direcção para trabalho futuro. Concluímos que graças a uma interface intuitiva, comportamento ajustável e flexível e um processo de interacção ágil, conseguimos proporcionar contribuições interessantes para a qualidade do processo co-criativo de level design., en=Motivation for this work comes from the belief that there is some untapped potential in having a computer work as a colleague with the videogame level designer as a source of creative stimulus,instead of simply being a tool, in order to achieve overall more creative results than those obtained from solo development. The proposed solution consists of a co-creative level design tool, focused on fostering creativity by allowing human and computer to work together in producing content using the Legend of Grimrock 2 Level Editor, exploring the digital “peer” paradigm. Its interface can be used by the designer to preview generated suggestions and orient its behavior. Suggestions are generated and iteratively evolved by two genetic algorithms and can be guided by the designer on different domains:innovation,objective and user map. Innovation seeks to generate content different from the designer’sl evel, objective seeks to generate content respecting specific layout guidelines and user map seeks to generate content strongly based on the designer’s level. Results showed this approach to be promising since it takes into account the smaller nuances of the co-creative interaction as a source of a positive influence. Outlined improvements such as a better way to support designer-specific patterns, selection context or on-demand suggestion generation helped set a direction for future work. We concluded that through an intuitive interface, flexible and adjustable behavior and an agile interaction process, we were able to provide some interesting contributions to the quality of the co-creative level design process.}
{pt=Desenho de níveis, co-creatividade computacional, geração procedimental de conteúdo, algoritmos genéticos, en=Level-design, computer co-creativity, procedural content generation, genetic algorithms}

maio 31, 2016, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar