Dissertação

{en_GB=Agents who build their identity} {} EVALUATED

{pt=O objetivo deste trabalho é fornecer uma nova abordagem no estudo da identidade aplicada a agentes, levando em consideração os pontos fortes e revendo algumas fraquezas de outras abordagens e congregar aspetos de modelos existentes num novo modelo mais robusto com a intenção de o usar em (mas não limitado a) simulações virtuais de interações virtuais em, por exemplo, jogos sérios. Iremos desenvolver um modelo de identidade baseado em vários aspetos que constituem a identidade descritos em investigações relacionadas. A ideia é integrar este modelo, chamado IDeA Model, numa arquitetura de sociedade de agentes, permitindo que estes manipulem e compreendam identidade e dessa forma providenciar contexto para as ações de cada agente. Consideramos que jogos em que existam interações sociais como jogos de role-playing ou simulação iriam beneficiar com o nosso modelo para aumentar a idiossincrasia dos personagens. A nossa investigação foca-se no dinamismo da identidade através da avaliação de contextos sociais e como o agente pode usar os processos de identidade como uma ferramenta de filtragem de escolhas. A identidade ativa do agente é dependente dos seus recursos e objetivos, das categorias sociais que conhece e do contexto em que se encontra. É nossa intenção que este modelo seja usado nos jogos do projeto RAGE e, como tal, a credibilidade do comportamento do agente também faz parte do foco desta investigação., en=The aim of this work is to provide a new approach on the study of identity applied to agents, taking in consideration the strengths, reviewing some weaknesses of other novel approaches, and congregating the existing models into a robust model, with the intent of using it in (but not limited to) virtual simulations of social interactions, for example, serious games. We will develop a model for identity, based upon several aspects that constitute identity described in related investigations. The idea is to integrate this model, called IDeA Model, into an architecture of a society of agents, enabling the agents to handle and comprehend identity, providing context for the behaviour of each agent. It is our belief that games which feature social interactions such as conversations, like role-playing games or simulation games, would benefit from our model to increase the idiosyncrasy of characters. Our research focuses on the dynamism of identity through the evaluation of social contexts and how an agent can use identity processes as a tool for behaviour filtering. The agent’s active identity is dependent on the agent’s resources and goals, its known social categories and the context features in which it finds itself in. It is our intention for this model to be used in serious games of Project RAGE and, as such, the agent’s believability in its behaviour is also part of the focus of this research.}
{pt=Modelo de Agentes, Identidade Social, Processos de Identidade, Filtro de Decisões, Jogos Sérios, en=Agent-based Model, Social Identity, Identity Processes, Decision Making, Serious Games}

Maio 31, 2016, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar