Dissertação

{en_GB=Emotional Agents in a serious game of Cooperation and Competition} {} EVALUATED

{pt=Emoções influenciam a forma como os seres humanos raciocinam, tomam decisões e agem, determinando as suas crenças, motivações e intenções. É já um facto aceite, de uma forma generalizada, que as emoções têm uma influencia maioritariamente benéfica. No âmbito desta dissertação, desenvolvemos agentes capazes de replicar estas decisões influenciadas por emoções e capazes de reconhecer emoção em acções de outros agentes. Os agentes desenvolvidos existem no contexto de um jogo multijogador com componentes de competição e cooperação. Neste jogo os agentes comportam-se em conformidade com emoções de gratidão e de zanga com o objectivo quer de promover cooperação, quer de dissuadir comportamentos adversos de outros agentes que habitam o mesmo universo. No âmbito do nosso trabalho avaliámos os agentes relativamente a conseguirem ou não beneficiar de se comportarem de forma emocional perante outros agentes e avaliámos também os agentes desenvolvidos relativamente a credibilidade dos comportamentos dos mesmos e a sua capacidade de replicar comportamentos de humanos para uma audiênia humana. A arquitectura para agentes emocionais que foi desenvolvida é suportada pela plataforma INVITE Game., en=Emotions influence the way humans think, make decisions and act, determining their beliefs, motivations and intentions. It is a generally accepted fact that these influences are, most of the time, beneficial. In this work, we developed agents capable of replicating these emotion-driven decisions and that are also able to recognize emotion in other agent's actions. These agents exist in the context of a serious multi-agent vs player game with cooperative and competitive components. In this game, agents are able to display behaviours associated with emotions of gratitude that can promote cooperation between the community the agents belong to. On the other hand, agents also display behaviours associated with anger that can help them avoid adverse behaviour from other agents. In this work we also evaluate the developed agents according to believability of their behaviours, their accuracy to human behaviour emulation and if these agents can actually get an advantage over other agents through emotional action. The solution that supports this work was developed with the INVITE Game in order to build our agents' affective model.}
{pt=Agentes, Emoção, Sentimento, Decisão, Cooperação, Competição, en=Agents, Emotion, Sentiment, Decision-making, Cooperation, Competition}

novembro 9, 2015, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

César Figueiredo Pimentel

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar