Dissertação

{en_GB=Move With Me: Serious Game for Rehabilitation of Children with Disorders of the Upper and Lower Limbs} {} EVALUATED

{pt=Os objetivos desta tese eram criar uma ferramenta composta por vários jogos de exercício físico com a presença de um agente virtual destinado a um público infantil e aferir se com a utilização desta solução a motivação e empenho por parte das crianças aumenta. Analisámos o que era feito na área da reabilitação infantil, tanto na fisioterapia como na terapia ocupacional. Em seguida, investigamos algumas soluções existentes na área dos agentes na saúde e vários sistemas que utilizam o sensor Microsoft Kinect e averiguamos a existência de uma lacuna na implementação voltada para a reabilitação infantil. Prosseguimos com a descrição da nossa solução, dividindo esta em 3 partes: módulo dos jogos – onde descrevemos como os jogos funcionam e os seus principais objetivos; módulo do servidor – como os serviços que correm em segundo plano estão estruturados e as suas funções; módulo real-time – descrevemos como a aplicação de suporte ao terapeuta funciona e as suas principais funcionalidades. Descrevemos a implementação no nosso agente virtual, desde a sua arquitetura reativa tal como todo o processo intrínseco de desenvolvimento da personagem. Após a execução de toda a solução, foi iniciado o processo de avaliação da mesma. Esta foi dividida em duas partes: testes preliminares – aqui descrevemos os resultados empíricos dos testes efetuados em 10 crianças e a sua influência na adaptação de cada jogo; avaliação final – avaliamos 13 crianças em ambiente clínico, onde analisámos questionários e resultados do sistema. Os resultados obtidos foram consistentes com a nossa hipótese., en=The objectives of this thesis were to create a tool consisting of several exercise games with the presence of a virtual agent intended for a young audience and assess whether the use of this solution increases motivation and commitment on the part of them. We looked at what was done in the area of child rehabilitation, both physiotherapy and occupational therapy. Then we investigate some existing solutions in the area of health agents and several systems that use the Microsoft Kinect sensor and ascertained the existence of a gap in the implementation targeting child's rehabilitation. We proceeded with the description of our solution, dividing it into 3 parts: video game module - which describes how the games work and its main objectives; server module - as the services that run in the background are structured and its main functions; real-time module - describes the application that support therapists' work and its main features. We described the implementation of our virtual agent, since its reactive architecture as all the intrinsic process of character's development. After the fulfillment of the entire solution, we started the process of evaluation. This was divided into two parts: preliminary tests - here we described the empirical results of tests conducted on 10 children and their influence on the adaptation of each game; final evaluation - evaluated 13 children in a clinical setting, where we analyzed questionnaires and system results. The results were consistent with our thesis' hypothesis.}
{pt=motivação, reabilitação, jogos sérios, microsoft kinect, agente de conversação personificado, deficiências motoras, en=motivation, rehabilitation, serious game, microsoft kinect, embodied conversational agent, motor disabilities}

novembro 12, 2015, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedratico