Dissertação

{pt_PT=Monitorização do Desempenho Curricular do Aluno Universitário} {} EVALUATED

{pt=Com a crise económica em que se vive, torna-se urgente a captação do alto desenvolvimento de uma empresa, seja esta de perfil académico ou industrial. Num contexto académico, a prática de dashboards vira-se para a gestão e/ou monitorização do desempenho dos utilizadores, enquanto alunos universitários, que poderão vir a exercer cargos nos altos quadros de uma empresa, de uma qualquer indústria, quando em contexto industrial; ou ainda enquanto docentes e/ou investigadores do ensino superior universitário público português. Este trabalho tem como objetivo a criação de uma especificação para o desenvolvimento de um dashboard para a monitorização do desempenho pedagógico do aluno, neste caso, do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), estabelecimento de ensino onde foram projetados os testes da solução proposta. O mesmo foi projetado nas linguagens ArchiMate 2.1 e UML 2.0 e inclui toda modelação da arquitetura tecnológica, do modelo de domínio, dos diagramas de contexto, de casos de uso (incluindo as várias vistas existentes) e de atividades, e a modelação de alguns cenários de teste, com exemplos de aplicação da solução, no qual os mockups desenhados se incluem, assim como os ecrãs de um dashboard estático de teste. Para tal, seguimos as diretrizes da metodologia Design Science Research, para a produção dos devidos artefactos, na validação do trabalho., en=With the economic crisis in which we live, it becomes urgent to capture the high development of an enterprise, being academic or industrial profile. In an academic context, the practice of dashboards turns to the management and/or performance monitoring of the users, while university students that may hold positions in the senior executives of a company of any industry, when in an industrial context; or as teachers and/or researchers in the portuguese public university education. This work aims to create a specification for the development of a dashboard for monitoring the student's educational performance, in this case, from Instituto Superior Técnico (University of Lisbon), an educational institution where the tests were designed and projected for the proposed solution. The same language was designed in ArchiMate 2.1 and UML 2.0 and includes all modeling of the technological architecture, domain model, context diagrams, use cases (including the various existing views) and activities, and the modeling of some test scenarios, with examples of application of the solution, in which the drawn mockups are included, as well as the screens of a static testing dashboard. To this end, we followed the guidelines of the Design Science Research methodology, due to the production of artifacts, in the validating of the work.}
{pt=Ator, Dashboard, Desempenho, Indicador, Modelação, Monitorização, en=Actor, Dashboard, Key Indicator, Modeling, Monitoring, Performance}

junho 6, 2014, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gabriel César Ferreira Pestana

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Prof Auxiliar Convidado