Dissertação

{pt=LSpeakIt:Interface Imersiva para Pesquisa de Objectos} {} EVALUATED

{pt=O número de objectos tridimensionais em formato digital disponíveis tem aumentado consideravelmente. Com este aumento, a área de recuperação tem sido cada vez mais explorada. No entanto, soluções existentes não exploram interacções naturais. Nesta dissertação, propomos uma interface verbal para recuperação de objectos 3D em ambientes virtuais imersivos. Para o nosso protótipo, LSpeakIt, utilizámos o contexto de blocos de LEGO como toy-problem. Para compreender como as pessoas descrevem os objectos físicos, realizámos um estudo preliminar. Verificámos que os utilizadores recorriam sobretudo a descrições verbais. Com base nestes resultados integrámos um sistema de pesquisa por fala, que considerou as descrições utilizadas no estudo realizado. Tirando partido de um dispositivo de visualização de baixo custo, os Oculus Rift, implementámos quatro modos para visualização de resultados num ambiente imersivo. Estes modos foram avaliados por utilizadores, tendo sido comparado entre eles e com um modo de visualização tradicional. Identificámos que os utilizadores preferiram modos de visualização imersivos à visualização tradicional, a qual os utilizadores estavam mais familiarizados. Para a nossa versão final do protótipo, implementámos um quinto modo de visualização de resultados, que resulta de uma adaptação dos modos preferidos pelos utilizadores. Comparou-se a solução proposta com uma aplicação comercial, Lego Digital Designer. Os resultados sugerem que o LSpeakIt consegue superar o seu concorrente, oferecendo aos utilizadores uma forma simples e natural de pesquisar objectos virtuais, garantindo uma melhor performance e percepção dos resultados que as abordagens tradicional de recuperação 3D., en=The number of available three-dimensional digital objects has been increasing considerably. As a result, retrieving such objects from large collections has been subject of research. However, proposed solutions do not explore natural interactions in their interfaces. In this work, we propose a speech interface for 3D object retrieval in immersive virtual environments. For our prototype, LSpeakIt, the context of LEGO blocks was used as a toy-problem. To understand how people naturally describe objects, we conducted a preliminary study. We found that participants mainly resorted to verbal descriptions. Considering these descriptions, we developed our search by speech system. Taking advantage of a low cost visualization device, the Oculus Rift, we implemented four modes for immersive query results' visualization. These modes were evaluated by users, being compared against each other and a traditional approach. Users favored the immersive modes, despite being more acquainted with the traditional approach. For our final prototype, a fifth mode for result's visualization was implemented, adapting the users' preferred modes. We compared the proposed solution with the LEGO Digital Designer commercial application. Results suggest that LSpeakIt can outperform its contestant, while providing users with a simple and natural way for searching virtual objects, and ensuring better performance and results' perception than traditional approaches for 3D object retrieval.}
{pt=Interface imersiva, Procura por fala, Objectos 3D, Recuperação, en=Immersive interface, Voice Search, 3D Objects, Retrieval}

junho 17, 2014, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Isabel Maria Martins Trancoso

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Alfredo Manuel dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar